Fatos e boatos no caso do vereador Vone

0
227

Naqueles delitos contra o erário a jurisprudência considera um elemento essencial ao analisar a postura do agente causador: o dolo. É a vontade consciente de praticar um ato em desacordo com a lei.

E…

Embora a ninguém seja dado o direito de desconhecer a norma, quando se pratica determinado ato sob o manto interpretativo da legalidade, numa situação onde é difícil entender que tal ato praticado está em erro, a ausência de dolo pode, a partir da interpretação de julgadores, afastar o crime.

E…

Essa deve ser uma das linhas de atuação da defesa do vereador Vone (MDB) para afastar hipótese de sua prestação de serviço à prefeitura lhe causar a perda do mandato.

Vereador Vone e o inferno astral, nem tanto por causa do mandato, mas bastante abalado por causa do ataques pessoais

DECRETO DE EMERGÊNCIA

Nem a defesa, nem o próprio vereador Vone anteciparam as provas que pretendem apresentar para instruir a defesa. Mas há crença que o decreto de emergência liberando o município para contratar em caráter de urgência, levou tanto o vereador quanto a Secretaria da Agricultura ao erro. Outra linha se refere ao fato de que o vereador, em momento algum, buscou se aproveitar de uma vantagem para contratar com a prefeitura. Ele poderia colocar a empresa em nome de um terceiro, mas não, numa evidência de ausência de má fé.

FAKE NEWS CONTRA VONE

Advogado Edson Medeiros, bastante conhecedor da área pública, atua na defesa do vereador Vone. Eles lamentam que Vone tenha sido vítima de fake news exatamente num momento em que se combate notícias falsas na internet. A referência é à informação divulgada de forma irresponsável de que o vereador teria devolvido os valores recebidos pela prestação de serviços. “Foi um serviço prestado, executado”.

REFLEXO NA FAMÍLIA

Tanto o vereador quanto seus familiares estão abalados com as repercussão. Talvez menos pelo risco de perda de mandato e mais pelo que as informações inverídicas. Segundo uma pessoa da família, Vone tem sido abordado, sendo acusado de uma porção de crime. “Ele tem exercitado a paciência para explicar e tentar desarmar as pessoas que duvidam de sua postura. Independente de vereador, ele é uma pessoa da comunidade, um empresário. O mandato passa, mas atuação de Vone seguirá”. Até a mãe do vereador estaria bastante abalada com os ataques ao filho.

DESDOBRAMENTO NA CÂMARA

Como se constitui um julgamento político (e não jurídico) o procedimento contra Vone tem desdobramento imprevisível. Ainda não há uma decisão sobre levar o caso a plenário, dependendo do relatório do vereador Chagas. .

Vereador Chagas é o responsável por analisar a defesa de Vone e encaminhar os desdobramentos do procedimento que pede a cassação do mandato do vereador do MDB

E…

Independente do que acontecer, existem duas realidades fáticas no caso: Um ato do vereador em sua relação negocial com o poder público passível de questionamento (e isso está sendo feito dentro dos limites) e um massacre para enquadrá-lo como vilão (e isso tem extrapolado o senso até da legalidade, com inverdades).

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here