Lages: Onde investem os fortes

7
1065

Bastou o falastrão Luciano Hang vir a Lages anunciar a segunda unidade da havan dizendo que ama a cidade, somando-se a isso a informação de que o Fort Atacadista instalará unidade por aqui, para um ou outro discursar tolices. Cita-se que já que os lageanos não investem e nem acreditam na cidade, aqueles de fora estão fazendo. Esse discurso tolo é desprovido de interpretação da realidade econômica local.

UM PRESENTE PARA…

Quando Hang diz que dá um presente para Lages trazendo uma segunda unidade da havan, na verdade o presente é para ele que vai faturar mais. Estudo apontou o potencial para o local onde erguerá a loja nas margens da BR-282. O dono da havan acerta ao discursar esbanjando otimismo, mas se alguém citar que ele vem investir em Lages porque os daqui não o fazem está pregando inverdade e até ofendendo!

EXEMPLO NÃO FALTA

Nesta semana o empresário Luciano Zago abriu as portas da ampliação da JZago Center na Duque de Caxias. O que era gigante ficou maior ainda. Se viessem as Casas da Água construir espaço semelhante, haveria discurso de que os de fora estão investindo já que os daqui não o fazem. Mas Zago confirmou que os daqui fazem e acreditam!

Na linha supermercadista, se há espaço para o Stock Center, BIG e Maxxi, agregando-se a eles o futuro Fort, antes o empresário Jackson Martendal investiu e ampliou seu supermercado. O mesmo fizeram os persistentes Marin com aquela loja gigante do Supermercado Alvorada na Presidente Vargas.

E temos apostas dos donos do supermercado Kloppel, Mezzalira e a própria rede Myatã. Considerando ainda que os mercados de bairro investem e faturam. Do Geremias no Guarujá ao Todo Dia no bairro Mariza estamos cheios de excelentes exemplos. Tudo evidenciando que grandes e pequenos investem e acreditam em Lages.

PRÉDIOS, LOTEAMENTOS, CASAS

Vem um grupo de fora anunciando empreendimento imobiliário como se fosse uma coisa inédita. Mas tem a Construtora Terra construindo até mais de um prédio ao mesmo tempo. Empresário Marcos Sens, além de pneus e veículos, também constrói sem parar, inclusive levantando uma formosura de edificação ali logo abaixo do antigo Carvalho. Marcelo Fernandes e parceiros estão com condomínio em andamento na Rua Frei Rogério que é dos mais belos. E como eles, há inúmeros outros exemplos de investimentos locais na construção civil. Daí dizer que os de fora vêm investir porque os daqui não se interessam é besteira. Os de fora estão vindo porque estão vendo o sucesso daqueles daqui.

SAÚDE É REFERÊNCIA

Em setores como a saúde não é diferente.

Lages é referência na prestação de serviços porque há investimento e crença dos profissionais e empreendedores de áreas como a saúde. Observe o exemplo da Diagmed. Essa clínica de diagnósticos por imagens somente num aparelho de ressonância investiu mais de R$ 5 milhões. E gasta mais uma fortuna na manutenção da estrutura todo mês. Como a Diagmed, várias outras empresas e clínicas de gente que atua em Lages há tempos seguem investindo.

MAIS EXEMPLOS NA SAÚDE

Vejam a excelência dos Gargioni, a dedicação da equipe da Clinitraumas, o profissionalismo do Guzatti, do João Rosado, os Zago, médicos das antigas e os mais recentes, todos se especializando, investindo e atendendo.Na área odontológica ‘choveu’ de clínicas de implante dentário neste ano. Mas o Waldir Berger e inúmeros outros profissionais daqui já atuam na área há mais de uma década. Esse gigantismo do Moha, inclusive na área de ensino, teve como ideia embrionária a cidade de Lages. E agora ninguém segura o bom libanês do foco e empreendimentos mundo afora.

CITE-SE TAMBÉM

Estruturas privadas como a clínica Ana Carolina, Hospital do Belmiro, laboratórios modernos e equipados. Perguntem quanto o Caio investiu para deixar a estrutura do Laboratório BHC sendo a referência que é. Sim, ele é daqui. Ele acredita na cidade, assim como uma legião enorme de outros profissionais!

POLO DE ENSINO E ETC

Além de uma rede pública de qualidade, do Colégio Industrial ao Colégio Militar, passando por inúmeras outras estruturas municipais e estaduais, houve expansão na criação de opções de ensino privado. Não é só o Bom Jesus e o Santa Rosa. O empresário Giovani Broering não ficou esperando que as universidades de fora viessem investir. Ele focou e hoje é de lageano a estrutura gigante da Unifacvest, algo privado, diferente de outras instituições de ensino superior (Uniplac e Udesc) que têm aporte público.

TINO EMPREENDEDOR EM VÁRIAS ÁREAS

Dos centros de formação de condutores a cemitérios. De motéis a igrejas. Padarias e farmácias, não falta exemplo de crença no potencial do mercado lageano. Por exemplo, é de lageanos a segunda maior rede de televisão em audiência no Estado (SBT). E a Ekomposit que é totalmente de lageanos coloca no mercado produtos à base de madeira que agrega valor a esse mar de florestas que existe na Serra. A Berneck sabe desse potencial e vem para Lages. Temos uma filial da Ambev que gera empregos, impostos e uma cerveja de excelência. Tem Minusa de gente lageana. A Havita e dê-lhe bons exemplos!

MAIS E MAIS EXEMPLOS

Vejam a aposta feita para trazer ao mundo o Lages Garden Shopping. Veio grupo de fora se somar ao desafio, mas tudo surgiu a partir da aposta de gente daqui. A GTS é outra gigante em seu segmento, com serranos acreditando. Não é diferente com a JSouza Equipamentos Florestais ou a ND do Valmir Tortelli que se tornou gigante na área de software. A Credicomin também se soma à crença lageana na economia local. E assim por diante. Da Lafi à Honolulu, A Favorita, a Baggio das roupas bonitas, os bons restaurantes, as concessionárias de veículos que mantêm metas de venda. Uma rede hoteleira com gente daqui acreditando como o Doutor Zago no Ibis e o Catoni com hotéis e motel. Perguntem se eles esperaram ‘os de fora’ para investir.

ENFIM

Teríamos exemplos de toda ordem, evidenciando esse tino empreendedor do lageano. Do carrinho de lanche à mais gigante das empresas. Lages empreende. O empresário daqui acredita. O mercado consumidor daqui e de fora respondem à altura. Logo, é preciso não aceitar como verdade absoluta que somente quem é de fora investe e/ou acredita aqui. Quem é daqui investe, aposta, acredita, empreende e tem retorno. Porque Lages antes, agora e no futuro, vale a pena. É a cidade onde investem os fortes!

Essa cidade assim, esparramada e mais gigante que muita gente prega, é cheia de excelentes exemplos de empreendedorismo. Aqueles investidores ‘de fora’ que se somem aos que já acreditam. Mas não procede o discurso fácil de que é preciso vir gente de fora investir aqui pelo fato dos lageanos não o fazerem!

Compartilhar a matéria

7 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo seu comentário sobre os lageanos que investem em Lages.
    Os de fora que vem investir em Lages,sabem do potencial da região e vêm colher bons resultados que os daqui também colhem.

  2. Ótima observação. No ramo ramo da madeira, temos tomazi, olimpio, blue etc.. mais de 500 empregos diretos so na linha de producao destes tres. Nem falo em empregos indiretos(mato, caminhoes, transporte para o porto)

  3. Triste realidade. Tem muito lageano que parece ter como hobbie falar mal daqui e do povo que trabalha por esta terra. Inclusive priorizando sempre empreendimentos de forasteiros. Não que não deva comprar ou tomar serviços de empresas de fora, mas acredito que temos muita coisa boa aqui principalmente oferecida por gente daqui que deveria ser valorizada, PRINCIPALMENTE NOS COMENTÁRIOS, como você acaba de fazer (parabéns). A evolução da cidade não está atrelada única e exclusivamente aos empresários daqui, mas também, e diria principalmente, por parte do nosso povo. Precisamos ter mais orgulho de Lages e um pouco de “bairrismo” (o saudável) não faz mal a ninguém.

  4. Parabéns Edson Varela…há muito tempo não lia uma postagem tão bem exemplificada. Lages tem muita coisa boa para oferecer, ótimos profissionais em todas a áreas, empresas destacadas em todos os segmentos. Esse “povo” que fica falando asneiras, tem muitos que nem em Lages moram mais.

  5. Otávio R Machado ótima colocação,você foi muito certo neste seu comentário ,para um bom entendedor,meia palavra basta.Edson Varela,você foi muito justo nesta reportagem.Lages é uma cidade em franco desenvolvimento,e temos ótimos empreendedores aqui.E como toda e qualquer cidade do mundo,precisamos também de empreendedores de fora ,para investir e gerar empregos pra nossa gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here