Lages a Vacaria: Imagens de encher os olhos

0
282

A gente que é desses descampados se encanta com coisas típicas que nossa gente tornou possível. Por isso, não deixa de admirar o contraste de paisagens e obras de engenharia. Testemunhamos, por exemplo, o esforço de homens que num passado não tão distante, desbravaram esse pedação de terras na ligação entre Lages e Vacaria, através da linha férrea. Estrada essa que foi bem mais longe tanto rumo ao sul quanto ao norte. Em breve João Adriano Souza, o Mano da Vision Produções transformará parte do que captou através de seus equipamentos num novo vídeo/documentário. Antecipamos a você meia dúzia de imagens que o Mano captou em duas obras de engenharia das mais expressivas na divisa entre SC e RS.

Antes de falar da obra, observe o contraste dessa imagem: De um lado o território de Lages com suas coxilhas às margens do Rio Pelotinhas. No lado de Capão Alto, a floresta nativa formando a mata ciliar e o reflorestamento de pinus presente

Essa é a ponte ferroviária que divide Lages e Capão Alto sobre o Rio Pelotinhas

Profissionais da empresa Rumo, responsável pelo Tronco Sul, militares do Exército Brasileiro sob o comando do Tenente Coronel Cleber Machado Arruda do 1.º Batalhão Ferroviário e alguns civis, inclusive nós nessa experiência de conhecer a estrutura construída para permitir o transporte ferroviário

Entre Lages e Vacaria existem 28 túneis, onde a linha férrea desaparece dentro das montanhas, como nesse registro. Do lado de lá é Rio Grande do Sul e aqui Santa Catarina…

Pensem que essa estrutura foi construída na década de 1960 quando não se contava com a tecnologia disponível atualmente!

A majestosa obra de engenharia é a ponte ferroviária sobre o Rio Pelotas, demarcando a divisa entre SC e RS

Imagens: João Adriano Souza – Mano – Vision Produções

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here