Licitações: Bom exemplo de Campos Novos

0
142

Bacana a iniciativa da equipe do prefeito Zancanaro que faz diferença significativa na economia de Campos Novos. Secretário da Indústria e Comércio, Ademir Bebber, está, literalmente, gastando a sola do sapato. Além de reuniões setoriais, a equipe tem a meta de visitar cada empresa da cidade com potencial para participar das licitações da prefeitura para explicar como ocorre o processo.

ASSIM

A prefeitura, que antes comprava de empresas de fora, agora tem como principais fornecedores empreendimentos locais.  Produtos comprados e serviços contratados por meio de processo licitatório, passam a ser fornecidos por micro e pequenas empresas que carregam DNA camponovense. Isso faz com que o dinheiro circule dentro da própria cidade, gerando mais riquezas e retorno de impostos para a própria prefeitura.

O PROJETO

Esse cenário é desenhado a partir de parceria firmada com o Sebrae/SC, no âmbito do programa Cidade Empreendedora. Neste trabalho, gestores públicos são orientados com consultorias especializadas, como é o caso das compras governamentais, que priorizam pequenos negócios locais. Além da publicação exigida por lei, o esforço para fazer com que a informação chegue até o micro e pequeno empresário é grande.

ECONOMIA DE 40%

Num pregão realizado, que buscou ferragens e ferramentas para manutenção de escolas, o valor global era de R$ 785 mil. Com os lances o valor passou a ser R$ 465 mil gerando economia de 40%, se comparado ao valor inicial. Além disso, trouxe benefício para economia local, pois 98% deste valor ficou em Campos Novos.

FOCO É ECONOMIA LOCAL

Coordenador regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini, destaca que a ideia é transformar a realidade de cada local para que a implementação das políticas públicas promovam, de fato, ambientes mais favoráveis aos negócios e garantam recursos financeiros circulando localmente:

“Campos Novos é um exemplo de que essa proposta de participação das pequenas empresas locais nas compras governamentais proporciona o aumento da competitividade e gera resultados que ficam no próprio município”.

Prefeito Zancanaro (com a indicação em vermelho) e equipe na prosa com Altenir Agostini nas ações da iniciativa Cidade Empreendedora

Discussão em uma das reuniões em Campos Novos sobre os passos do projeto Cidade Empreendedora do Sebrae

Com informações de Catarinas Comunicação

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here