OBRA FOI CONCLUÍDA E FEITA ENTREGA DE FORMA VIRTUAL
Se você tiver oportunidade acesse as redes sociais oficiais da Prefeitura de Lages e confira – antes que seja retirado do ar por causa do calendário eleitoral – a produção feita resgatando um pouco da história e contrastando o passado com os dias de agora em relação à Praça João Ribeiro, ali na frente da Catedral.
ENTÃO
O conteúdo do vídeo mescla o saudosismo, com manifestações importantes e a virada de página com a revitalização do lugar. Prefeito Ceron chega a apontar que a história de Lages começa naquela praça (acredito que a história da cidade começou no Tanque). Mas a produção do vídeo ficou excelente e a altura da nova praça.
MANIFESTAÇÕES INTERESSANTES
Foi de uma sensibilidade significativa aquele que teve a ideia de ouvir o professor, engenheiro e arquiteto João Argon Preto de Oliveira. Ele foi o profissional responsável pela concepção do monumento a Getúlio Vargas. O próprio João Preto relata que fora ouvido pelo prefeito Ceron sobre a ideia de retirar o monumento da frente da Catedral, mas mantendo na praça. “Eu aprovei”.
Professor João Preto, Engenheiro e Arquiteto, ouvido sobre as mudanças e se manifestando depois que essas foram feitas
O monumento ficou resguardado no lado esquerdo da praça e abriu espaço para visualização melhor da Catedral
Figura sempre carismática, Dom Guilherme também falou sobre a revitalização, destacando essa indispensável interação entre praça e igreja, especialmente quando se fala de um monumento que reverencia e marca uma das mais antigas dioceses do Sul do Brasil
SOBRE A OBRA
O espaço físico está maior, são mais de 3 mil metros quadrados de área. As antigas calçadas foram retiradas e refeitas com pedra basalto. Estão à disposição seis bancos e quatro mesas de jogos. O semáforo da Rua Nereu Ramos teve sua posição alterada para deixar a visão livre e total da Catedral Diocesana. No centro da praça, uma obra de arte: um mosaico com pedras basálticas e recortes artísticos representa a figura de um Pinheiro Araucária e um sol. Além das árvores mantidas, foram plantadas mudas de ipê, cereja e ariticum.