FRIO E CHUVA AFASTA RISCO NA SERRA DE SC
Reunião em Florianópolis diminuiu a nuvem de preocupações diante do risco do território catarinense ser atacado pela nuvem de gafanhotos que circulou na Argentina e se deslocava para o Brasil na metade da semana. Por questões preventivas saiu no Diário Oficial desta quinta-feira, 25, o decreto de emergência fitossanitária em SC e RS.
MAS SC TRANQUILIZA
“Segundo especialistas da área, a possibilidade de chegada em Santa Catarina é remota. A tendência climática para os próximos dias indica que os ventos favorecem o afastamento da nuvem de gafanhotos do território brasileiro. A chegada de uma frente fria pode contribuir ainda mais para a redução do risco, pois a espécie necessita de temperaturas acima de 25 graus para se manter ativa. A chuva também pode provocar a mortalidade dos insetos”.
Esse é o mapa distribuído depois da reunião em Floripa com a participação de representantes da Epagri, Cidasc, Defesa Civil e outros estruturas
MANUTENÇÃO DO ALERTA
Caso exista necessidade, a Defesa Civil e a Secretaria da Agricultura emitirão alertas para os agricultores e profissionais. Os produtores rurais que tiverem qualquer suspeita em relação à chegada de uma nuvem de gafanhotos podem procurar os escritórios municipais da Cidasc ou Epagri.
FRIO E CHUVA NA SERRA
Para reforçar a tese de que frio e chuva são fatores que reforçam hipótese de que não há risco dos insetos, a previsão meteorológica indica que a frente fria da tarde desta quinta-feira, 25, chega com garoa e queda brusca na temperatura. Lages amanhece na sexta-feira, 26, com mínimas de 3 a 4 graus. Urupema, São Joaquim e Bom Jardim terá temperaturas negativas amanhã.