Cotidiano Serra SC

Javalis seguem no noticiário da Serra

SUSPEITA-SE QUE HOMEM MORREU ATACADO POR JAVALI EM URUBICI

Bombeiros se deslocaram na tarde do sábado, 29, na estrada geral da localidade de Lageano Liso, interior de Urubici. Encontraram um cidadão de 46 anos sem sinais vitais e com ferimento no fêmur. Populares informaram que o homem pode ter sido vítima do ataque de um javali selvagem. Naturalmente que a necrópsia dará detalhes da causa mortis.

OS JAVALIS NA SERRA

Embora tratados com menos intensidade no noticiário, os javalis seguem invadindo propriedades e causando prejuízos a produtores rurais, especialmente na chamada ‘Costa do Pelotas’ – desde Celso Ramos, passando por Cerro Negro, Campo Belo, Capão Alto, Coxilha Rica até São Joaquim. A escassez de alimentos neste época, inclusive com a menor produção de pinhão no ano, são fatores que levam os porcos do mato a se aproximar cada vez mais das propriedades.

CAÇA É AUTORIZADA

Logicamente que não é qualquer pessoa que pode colocar uma espingarda na mão e sair dando tiros em javalis por aí. Mas há pequenos grupos de caçadores que atuam dentro da norma, com a devida autorização de uso de armas, assim como concordância dos donos de propriedades para que os caçadores atuem para tentar reduzir a incidência de tais animais.

Das incursões que o Deni Telli integra aí estão dois exemplares abatidos no interior aqui da Serra Catarinense. Estendidos assim chegando à altura da parede do galpão se tem ideia do tamanho dos bichos!

Aqui Deni Telli e os colegas de caça, atuando a partir de autorização para caça e devidamente legalizados, têm procurado ajudar a evitar a propagação dos javalis que se tornaram uma praga nas terras de cima da Serra

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *