“Para se ter um trânsito seguro, os motoristas devem parar no cruzamento onde o semáforo está intermitente e dar a preferência àquele que chegou primeiro, usar o bom senso”.
“No dia a dia nos deparamos com semáforo intermitente e apenas reduzimos a velocidade achando que a via A ou via B é a preferencial, assim correndo o risco de provocar acidente”.
SEMÁFOROS INTERMITENTES
Os recados acima são do Gerente de Trânsito, Jairo Ros Segundo. Procura orientar motoristas de Lages sobre a opção do uso dos semáforos no módulo intermitente depois das 23 horas. Há a relação de diversos cruzamentos que a Diretran opta por esse sistema devido a redução de fluxo de veículos depois das 11 da noite.
DE QUEM A PREFERENCIAL?
Não existe preferência de passagem em cruzamento quando o sinal está intermitente. Observe a interpretação de julgados sobre o tema, compartilhada pela Diretran:
“Semáforo com sua luz amarela intermitente adverte os motoristas da necessidade de cuidado no cruzamento da pista, determinando a redução da velocidade e retirando a preferência de passagem de qualquer dos condutores. A preferência do veículo que trafega pela direita, prevista no artigo 29, inciso III, do CTB, somente se aplica às situações de locais não sinalizados”.
‘ESQUINA DO MANECA’
De acordo com a Diretran, o cruzamento da avenida Carahá com o tobogã da rua Frei Gabriel segue intermitente porque a placa de CPU do semáforo está sendo consertada em São Paulo. Tão logo retorne, ali terá o sistema restabelecido. Por enquanto, além do sinal intermitente, há placa dando preferencial para quem utiliza a rua e não a avenida.