Cotidiano

Mensagem alerta casos de Covid-19

Jornalista Vantuir Rech recebeu uma mensagem que o deixou preocupado. A informação o alertava por causa do surgimento de um caso do novo coronavírus na vizinhança de sua moradia. O que o tranquilizou é que o proprietário anterior do telefone era de outro endereço. O sistema detectou o caso em Lages, mas não era nas imediações onde o colega de Clube FM 98,3 reside.

MAS VALE O ALERTA

Desde 11 de abril aquele cadastro para receber alertas da Defesa Civil está disparando também as temidas mensagens para casos da Covid-19. Quem reside distante 200 metros dos casos confirmados no Lacen recebem o alerta. Para receber o alerta, não é necessário fazer solicitação ou alterar endereços. Embora o conteúdo vá para o endereço original da pessoa.

A mensagem chega à pessoa através do CEP cadastrado

SAIBA AINDA

Quando um caso é positivado para Covid-19, as informações do paciente são preservadas (anonimizadas), não sendo possível identificar a pessoa nem o endereço exato dela. Mas o sistema estabelece um parâmetro territorial, que neste caso é de 200 metros, para o cruzamento dos dados. Com a identificação dos aparelhos celulares dos residentes em áreas próximas (não há identificação do titular da linha) as mensagens são enviadas. É importante que ao receber o SMS a pessoa verifique se o CEP listado corresponde ao seu atual endereço.

***

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *