É O QUE DÁ PARA ENTENDER DO DOCUMENTO
Governo do Estado emitiu nova portaria (você a acessa aqui) tratando de regramento naquelas regiões onde foi atribuído risco gravíssimo em relação à pandemia.
A Serra Catarinense é uma dessas regiões que desde a semana passada, devido ao elevado número de óbitos, passou a ser classificada com a tonalidade em vermelho no mapa. A portaria não apresenta inovações ou novidades. Apenas reafirma algumas situações e puxa para as Secretarias de Estado da Saúde e da Infraestrutura o disciplinamento quando o assunto é transporte intermunicipal.
E EM RELAÇÃO AO
TRANSPORTE URBANO?
A portaria em momento algum faz referência ao transporte urbano, dando a entender que se trata de um setor atinente às gestões municipais. Caberia assim aos prefeitos de cidades situadas em regiões de risco gravíssimo decidir e definir sobre manutenção ou suspensão de tal serviço.
Dentro de um protocolo bem minucioso, o serviço de transporte urbano de Lages está mantido, aguardando-se que uma portaria estadual dissesse sobre o funcionamento. Mas o documento do Estado não trata do assunto.