Cotidiano

Hasta la vista ao monumento de Getúlio

Aquela estrutura posta na frente do principal monumento de Lages, a Catedral Diocesana, não existe mais. Respeitando-se enormemente os saudosistas getulistas, o monumento erguido em 1958 para reverenciar o ditador brasileiro foi ao chão. Ele será reerguido na lateral da mesma praça, dentro do projeto de revitalização…

Antes de sacramentar o deslocamento do monumento para a lateral da praça, prefeito Ceron conversou com colegas de imprensa na segunda-feira, inclusive a respeito de outras questões relacionadas à revitalização do lugar.

Eis a CAT em ação nas providência de afastar aquela estrutura da frente da Catedral Diocesana.

O busto de Getúlio Vargas foi preservado porque integrará a versão mais moderna do futuro monumento

Pelo menos em termos de visibilidade da igreja vai ficar show.

REAÇÃO À AÇÃO

Nas redes sociais a ideia da retirada do monumento, sacramentada nesta terça-feira, vem recebendo uma saraivada de críticas. Alguns porque visualizam que a estrutura era uma das referências na cidade pelo histórico e simbolismo. Outros pela postura contrária às ações do Paço. De qualquer forma, a polêmica evidencia que a providência não foi unânime.

Colega Olivete Salmória publicou o prospecto daquilo que será o monumento, numa releitura mais atualizada (se é que existe isso em algo histórico) que será colocado na parte lateral da praça.

ALI DOS COMENTÁRIOS

“Lages poderá se tornar uma das melhores cidades do Brasil de se viver; basta a turma do contra e do São Tomé (só acredito vendo) darem um tempo. Não pode fazer isto ou aquilo, não pode derrubar propriedade rural que está caindo, não se pode plantar soja, plantar pinus; pinheiro que está caindo em cima de bens de terceiros ou da própria casa, não pode retirar, mesmo que a legislação assim o permita; retirar o monumento do Presidente Getúlio que é um mostrengo em frente a catedral, totalmente depredado e sem manutenção há várias décadas, com risco iminente de ruir, nem pensar; não pode cortar os Ligustro, árvore exótica de origem chinesa, comprovadamente tóxica; não se pode substituir as árvores do calcadão por nativas. Povo deveria se inteirar dos fatos antes de tecer comentários; toda árvore ou construção é como o ser humano, tem sua vida útil, não adianta reformar, maquiar, etc; que um dia vai morrer ou tombar. Lages deveria se ater somente a uma agenda positiva; modernização e desenvolvimento”.

Compartilhe

7 comentários para: “Hasta la vista ao monumento de Getúlio”

  1. Lages poderá se tornar uma das melhores cidades do Brasil de se viver; basta a turma do contra e do São Tomé (só acredito vendo) darem um tempo. Não pode fazer isto ou aquilo, não pode derrubar propriedade rural que está caindo, não se pode plantar soja, plantar pinus; pinheiro que está caindo em cima de bens de terceiros ou da propria casa, não pode retirar, mesmo que a legislação assim o permita; retirar o monumento do Pres. Getúlio que é um mostrengo em frente a catedral, totalmente depredado e sem manutenção a várias décadas, com risco iminente de ruir, nem pensar; não pode cortar os Ligustro, árvore exótica de origem chinesa, comprovadamente tóxica; não se pode substituir as árvores do calcadão por nativas.
    Povo deveria se inteirar dos fatos antes de tecer comentários; toda árvore ou construção é como o ser humano, tem sua vida útil, não adianta reformar, maquiar, etc; que um dia vai morrer ou tombar.
    Lages deveria se ater somente a uma agenda positiva; modernização e desenvolvimento.

  2. Se é para valorizar a Catedral. Poderiam locar o monumento novo na parte baixa da praça. E reduzirem o pedestal, com menos degraus. Senão poderemos continuar obstruindo parte da visao da igreja

  3. É uma pena a ditadura do poder público Lageano!!! Sem consulta pública! Sem consulta aos órgãos responsáveis pelo patrimônio público! Sem ouvir ninguém! E a imprensa dando suporte aos desmandos! “Um povo sem história está fadado a cometer os mesmos erros do passado”. Qualquer dia irão derrubar a Catedral e a Prefeitura! Uma pena!!! Outubro vai chegar!!!!

  4. Parabéns de ter tirado uma estátua de um ditador, pois vivemos na democracia. E ta certo deixar em outro local para os apoiadores desta forma de pensamento viva a diversidades.

  5. Quem conhece a história do Brasil e do Getúlio Vargas, analisados e avaliados os fatos e atos no contexto histórico nacional (Contexto histórico. O que estava acontecendo -o que acontece – em determinada fase ou momento de uma época qualquer. O contexto é a realidade que cerca determinado fenômeno – ou conjuntura internacional de 1922 a 1954: situação, momento, oportunidade, ensejo, encontro de acontecimentos…), sabe que Getúlio se encontra entre os maiores estadistas e presidentes do Brasil (…”foi um divisor de águas, sendo perfeitamente legitimo da história nacional antes e depois de Vargas” – alinhavou para o Brasil uma “idade” nova; “Os julgamentos subjetivos em história não conduzem a nada. São puramente acadêmicos. O que importa são os resultados objetivos. E estes, uma vez mais, com este homem esquivo e fluido, são difíceis de avaliar por um critério único” – Paulo Mendonça. Relator Chefe de História. Biblioteca de História – Grandes personagens de todos os tempos, Editora Três, 1974; Quanto aos “feitos de Getúlio”, pesquise…). Assim, meu caro, independentemente do monumento erigido na praça J.R (Catedral) há lembrança e respeito das “ viúvas” por este grande personagem da história brasileira…O que pedimos é o respeito a nossa história e que não seja a vingança subjetiva capaz de desconstruir uma história e um monumento que nossos antepassados erigiram em 1958, porquanto reconheciam a importância de um homem. Obs.: quanto a justificativa de “atrapaiá a visão da catedrá”, demonstra a visão tacanha de quem não se importa (ou) com a construção de vários edifícios ao entorno da mesma, os quais com suas sombras ocultam a ‘catedral” e aceleram a deterioração dos materiais usados em sua edificação; Portanto, recomendo a leitura sobre os feitos e defeitos de Getúlio Dornelles Vargas e, objetivamente, não avaliando-o em um critério único, tenham amplo conhecimento da história… Pensem por si, não se tornando “uma maria vai com as outras” ou repetindo “fakes” de “papagaios de piratas”. Oxalá, os governantes do país consigam se tornar ‘grandes personagens da história brasileira”…Ps.: que teus filhos lembrem da história (Lageana) e não omitam que várias crianças deslizaram brincando, felizes, na estrutura do monumento a Getúlio. Mais, o ‘idealizador” desenhou o monumento em conjunto com centenas de Lageanos…veio abaixo por decisão unilateral. Saudações! Feliz 2020!

  6. Nao dá para esperar muito de gentes que ha poucos dias, extasiados, aplaudiam a inauguraçao dentre outras, de “um palanque” para discursos de políticos, no exato local onde antes havia uma escola. Cada povo merece o governo que tem, afinal o escolheu. Agora, resta arcar com essa “indigencia cultural” que aos poucos mas diariamente, acaba com o patrimonio histórico e cultural do lageano…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *