Economia

Ambulantes: Protesto e debate na Câmara

Nesta quinta-feira, às 16 horas, trabalhadores que atuam no comércio ambulante programaram um ato de protesto num dos cruzamentos mais movimentados de Lages: Avenidas Carahá e Duque de Caxias. Eles pretendem evidenciar a insatisfação em relação ao teor do Projeto de Lei 039/19 que foi protocolado no legislativo estabelecendo regras demasiadas severas, inviabilizando muitas atividades.

DEPOIS DO PROTESTO, DEBATE

Além desse protesto na metade da tarde, está na pauta uma audiência pública no legislativo à noite. Na oportunidade, os trabalhadores ambulantes irão se manifestar numa iniciativa do vereador Maurício Batalha e seus colegas de Câmara, quando também serão ouvidos representantes da Prefeitura de Lages.

Efetivamente aquilo que a associação que reúne os trabalhadores do segmento defende (e isso está exposto acima) tem a concordância de qualquer legalista (e nossa também). Legalizar, organizar, disciplinar, é tudo de bom. Mas proibição não faz sentido!

IGUAL OS DESIGUAIS

Discutia com o colega Eder Goulart no programa A Hora da Corneta da Clube FM 98,3 sobre o assunto. Ele observava que a problemática do projeto colocado na Câmara é que está tratando as diferentes atividades de forma igual. Quando que, na verdade, aquele que percorre a cidade vendendo mercadorias é diferente do profissional que opera um Food Truck, por exemplo. E daí teriam que ser tratados, inclusive na norma que se quer aprovar, de forma diferente, os diferentes. Penso também nessa linha.

EXEMPLO EM SÃO JOSÉ

Uma visita à Avenida Presidente Kenedy, a mais movimentada de São José, ali depois do riozinho que faz fronteira com Floripa, dá ideia da operacionalização desse tipo de comércio, sem causar celeumas. São três ou quatro Food Truck que se instalam depois das 19 horas, inclusive utilizando calçada e estacionamento frontal de estabelecimentos comerciais como as Casas Bahia.

AINDA EM SÃO JOSÉ

No local são colocadas mesinhas para atender quem opta pelo consumo ali mesmo, enquanto motoristas encomendam e passam apanhar o pedido. Interessante que mais adiante tem um Drive Thru McDonald’s e os lanches dos guapos da calçada são bem mais concorridos e movimentados que da McDonald’s.

QUEREMOS DIZER QUE…

Se em São José é possível que os food truck operem nessa harmonia, por quais cargas d’água em Lages não seria possível ter essas estruturas atendendo a população?

Ilustração sobre a audiência na Câmara de Vereadores que discutirá o comércio ambulante em Lages

***

CONSTRUTORA TERRA E TERRA IMÓVEIS:

QUE TAL UM APARTAMENTO OU CASA

NUM LOTEAMENTO PADRÃO?

Mirante da Boa Vista é o empreendimento da Terra Engenharia com até seis opções de apartamentos. Financiável das mais diversas formas. Mas se você prefere um terreno para construir sua própria casa, a Terra Imóveis também tem opção!

À direita o Mirante da Boa Vista em construção. Ao fundo o loteamento Parque das Araucárias. Tudo ali pertinho a 5 minutos do Centro no bairro Petrópolis. Aqui tem todas as informações desse empreendimento Terra Engenharia.

Registro de incorporação do loteamento: Mat. 37597

Registro de incorporação do prédio R3/39.142 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *