Economia

BR-282: Concessão é bandeira da Serra

Tem sido propagada a ideia da concessão da BR-282 no trecho de Campos Novos à Palhoça como uma das bandeiras lageanas, entre aquelas cinco elencadas para fomentar o desenvolvimento da Serra Catarinense. Iniciativa pertinente e necessária. Entretanto, aqueles que focam tal providência precisam se antenar um pouco mais.

OCORRE QUE…

Na metade de junho o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Transportes) frequentou Santa Catarina. Esteve na BR-470 e em Floripa. Dirigentes defensores da concessão da BR-282 aqui de Lages nem chegaram perto do Ministro (se é que souberam da agenda sobre a vinda do mesmo no Estado). Por telepatia as demandas locais não serão atendida. Carece militância, insistência!

E MAIS

Nesta segunda-feira, 24, o Ministro Tarcísio Gomes falou no Rio de Janeiro sobre a privatização de 16 mil km de rodovias federais. Por enquanto o trecho pretendido pelos serranos ainda não está no radar do Ministério dos Transportes. Se a concessão da BR-282 de Lages em direção a Floripa é uma bandeira, carece de agitá-la, articulá-la. Do contrário, será uma bandeira secreta!

Há uma série de questões que envolvem a concessão dos 315 km do trecho desde o trevo com a BR-470 até a BR-101 dessa rodovia que corta Lages. Mas se há uma ideia de puxar a providência como bandeira, é indispensável que vá além do discurso. Do contrário, a BR-470 ali por Curitibanos e Rio do Sul será concessionada e a BR-282 no trecho por Lages vira rota de fuga de pedágio, entre outras repercussões.

O QUE A BR-282 PRECISA?

Trecho Lages a Floripa precisa com urgência de terceiras pistas e, se possível, da correção de algumas curvas e determinadas obras estruturantes que somente a concessão conseguirá viabilizar. Um dos problemas hoje é a remuneração do pedágio. A tarifa para duas praças entre a Capital e a Serra, estima-se, custaria mais de R$ 30,00 em cada praça de pedágio. É preciso uma engenharia matemática para adequar isso, reduzindo o custo, mas sem se recolher da ideia.

Foto: João Carlos Matias

 

MIRANTE DA BOA VISTA NO PETRÓPOLIS

COM A MARCA TERRA ENGENHARIA

Empreendimento está em fase de lançamento (registro de incorporação R3/39.142). Informações e pré-reservas no telefone (49) 99162 6278.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *