Economia

BR-282: Trecho serrano fora da concessão

Lideranças empresariais e políticas da Serra Catarinense estavam na expectativa – e houve movimento nesse sentido – que o trecho que passa por Lages em direção a Florianópolis da BR-282 fosse incluído no pacote de concessões do Governo Federal. Mas para a frustração geral o pedaço de estrada desde Campos Novos até Palhoça, passando por Lages, não entrou no pacote do Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

O QUE SERÁ CONCEDIDO?

Segundo do Diário Oficial da União houve aprovação da BR-470 (Itajaí ao Pelotas) e de trechos da BR-153 e BR-282 (trecho Oeste a partir de Campos Novos).

Embora haja controvérsia nesse argumento, entende-se que a concessão da BR-470 (lá por cima) e a BR-282 apenas a partir do Trevão de Vargem até o Trevão de Irani desloca o movimento econômico pelo Vale do Itajaí até o porto de Navegantes.

COMO FICA A BR-282 NA SERRA?

Provavelmente num segundo momento acontecerá a concessão. Atualmente a realidade sobre esse trecho de 325 km desde Palhoça até Vargem aponta um movimento de veículos relativamente baixo. O movimento mais intenso é a partir de Alfredo Wagner (pegando o tráfego da região de Rio do Sul) e entre a BR-116 e o acesso a Otacílio Costa na Serra.

DADOS DE TRÁFEGO NA BR-282

No ano de 2016 eram 4.900 veículos circulando diariamente na altura do Posto Janaína (Bom Retiro). Ano passado foi feita nova contagem, mas ainda não há dados. E isso norteia a definição de concessão até porque é o movimento de veículos que remunerará o pedágio. E se ficarmos 2 a 3 minutos sem passar nenhum veículo – como acontece no trecho Cerrito a Vargem – o custo do pedágio se elevaria em demasia para custear o contrato. Daí o retardamento na concessão que deverá ocorrer mais adiante!

 

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