Economia

Comércio de Lages pode abrir no feriado

LOJAS PODEM ABRIR NO SÁBADO ATÉ ÀS 14H

Lages possui um único feriado municipal: 15 de agosto. É o dia consagrado à padroeira do município, Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens. Pelo advento da pandemia e o fato da data cair no sábado, foi confirmada a possibilidade dos lojistas do comércio tradicional manterem expediente até às 14 horas do sábado, apesar do feriado.

RELAÇÃO TRABALHISTA

Havia informado sobre a possibilidade do comerciante lançar mão do banco de horas em relação ao expediente deste sábado. Mas incorremos em erro. E assim corrigimos para informar corretamente. A MP que previa essa hipótese de utilizar o banco de horas não está mais em vigor. Os empregados que trabalharem no feriado, conforme o acordo celebrado entre Sindicato do Comércio Varejista (patronal) e Sindicato dos Comerciários, terão direito à remuneração de hora extra com 100%.

CDL NÃO DEFINE NADA

Temos cometido um equívoco ao informarmos que essa definição de horários diferenciados é um encaminhamento da CDL. Isso não procede. A referida entidade tem participação nessas decisões apenas em caráter opinativo, pelo fato de ser entidade parceira dos sindicatos que são os responsáveis por tabular esses acordos.

ASSIM

Sempre que houver relação de trabalho diferenciada, como no caso do expediente durante o feriado, a decisão compete ao Sindicato Patronal do Comércio Varejista, presidido por Célio Spagnoli e o Sindicato dos Comerciários que tem no comando Elói Bassin. A CDL, como dissemos, somente opina, mas não decide. Também de se observar que a fixação de horários é de competência do município no sentido de ampliar ou liminar. Os sindicatos regulam a relação de trabalho. Tudo de forma harmoniosa, com cada um na sua atribuição, como tem que ser.

Naturalmente que a abertura do comércio no sábado de feriado ocorre com clientes e colaboradores mantendo essa consciência de prevenção à Covid-19

***

FERIADO COMBINA COM CHURRASCO:

CARNE NOBRE DA COXILHA RICA

NO EMPÓRIO DAS CARNES

Chegou ao Empório das Carnes o abate da semana para atender a clientela mais exigente quando o assunto é carne de qualidade. São novilhas da cruza de raças britânicas Hereford x Angus, criadas somente a pasto na Cabanha do Cedro na Coxilha Rica.

A graxa amarela caracteriza esse tipo de carne de animais criados a pasto, com manuseio no abate atendo todas as exigências sanitárias trazendo como resultado a melhor carne no mercado de Lages. Confira e adquira no Empório das Carnes na Avenida Carahá porque é indispensável a segurança quando o assunto é adquirir produto com procedência para você e sua família.

Compartilhe

1 comentário para: “Comércio de Lages pode abrir no feriado”

  1. Se a MP estivesse em vigor, também não poderia ser compensado Horas do Banco de Horas pois a MP previa compensação em feriados não religiosos.

    Então não caberia neste feriado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *