Economia

Inédito em SC: Qual nossa área reflorestada?

Entre novembro de 2018 e fevereiro de 2020 um estudo mapeou a silvicultura catarinense de forma inédita. Trata-se de um levantamento minucioso contratado pela ACR – Associação Catarinense de Empresas Florestais para que a Udesc através de seu campus de Lages (CAV) identificasse através de sensoriamento remoto as áreas com florestas plantadas em Santa Catarina.

RESULTADO DO ESTUDO

Naturalmente que todo o planejamento do trabalho desenvolvido, técnicos, acompanhamento, copilação de dados integram um volume maior de informações. Mas podemos resumir apontando que 1/3 das áreas reflorestadas em Santa Catarina são de eucaliptos, a espécie exótica utilizada na indústria de papel e construção civil. E a maior parte de tais florestas plantadas se constituem reflorestamentos de pinus.

EM NÚMEROS É ASSIM

A área de florestas plantadas em Santa Catarina totaliza 828,9 mil hectares. São 275,3 mil hectares de áreas com eucaliptos. Já a floresta de pinus chega a expressivos 553,6 mil hectares.

AINDA SOBRE O ESTUDO

O trabalho envolveu os professores doutores Marcos Schimalski e Veraldo Liesenberg, além de quatro mestrandos e oito bolsistas de iniciação científica. O grupo desenvolveu métodos científicos que corroboraram para estudo possibilitando avaliação relativa à sanidade vegetal e idade dos plantios.  “Os resultados foram validados estatisticamente e a acurácia dos trabalhos de mapeamento variou de 90 a 95%”, conta Schimalski.

MÉTODO UTILIZADO

O estudo foi traduzido graficamente e dividido por regiões de Santa Catarina. A cor marrom foi utilizada para identificar os plantios de eucalyptus e a cor verde para pinus. Parte do resultado do estudo está no Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina – 2019. Além da versão física, o anuário possui uma versão digital, que está disponível gratuitamente para download no site da ACR: www.acr.org.br.

Aqui uma ideia de onde se concentra a floresta plantada de pinus e eucaliptos em Santa Catarina nesse estudo inédito encomendado pela ACR à Udes/CAV (Clica que aumenta o mapa)

Informações: Davi Etelvino/ Estações Comunicação

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *