Economia

Futuro da araucária na pauta em Brasília

AUDIÊNCIA DISCUTE MANEJO SUSTENTÁVEL

Na tarde desta quarta-feira, 03, estarão frente a frente com o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) uma comitiva de lideranças da Serra Catarinense, juntamente com deputados como Celso Maldaner e Daniel Freitas. Na pauta a flexibilização por parte do Ministério do Meio Ambiente na legislação que torna intocável a mata de araucária.

QUAL A IDEIA?

Propósito é a liberação do chamado manejo sustentável da árvore, permitindo que aquelas que têm ciclo de vida completo possam ser derrubadas. Haveria por parte do proprietário da área onde ocorre o corte uma compensação com replantio de mudar de araucária. Com isso, haveria a renovação da floresta de araucária, algo que atualmente não tem acontecido em regiões como da Serra Catarinense.

QUEM VAI LÁ?

Além dos parlamentares citados, o presidente Vone (Câmara) e o presidente da Amures, prefeito de Anita, João Cidinei da Silva estarão nessa empreitada no DF. Especialistas que atuam na Udesc também foram convidados para ajudar a argumentar em prol do manejo sustentável. A questão dificultante neste momento é o olhar mais atento de ambientalistas, sociedade e especialistas na área jurídica ligados a esse segmento por causa da reunião de 22 de abril, que o STF liberou a divulgação.

SOBRE ESSA REUNIÃO

Naquele encontro entre o Presidente Bolsonaro e seus ministros, Ricardo Salles disse que era preciso aproveitar que a imprensa está focada na pandemia para autorizar algumas situações (não contrárias à lei). Isso acendeu um alerta que pode repercutir inclusive no não atendimento desse pleito da comitiva serrana.

Engenheiro Florestal Nilton Schneider (com o folder na mão) é um dos especialistas que defende o manejo, inclusive para renovar a floresta de araucária. No registro ele com os vereadores Vone e Thiago Oliveira e o ex-deputado Colatto, que atua na área florestal no Governo Federal e se constitui em outro aliado do ‘grupo do manejo’

ATUALIZANDO

Por causa da agenda do ministro Ricardo Salles, audiência foi transferida para a manhã da quinta-feira, 04.

***

TERRA IMÓVEIS TEM TERRENOS NO

LOTEAMENTO MAIS PRÓXIMO DO CENTRO

Se você for no site da Terra Imóveis (clicando aqui) vai encontrar terreno à venda nesse loteamento por R$ 131.760,00. Entre em contato com os consultores da Terra Imóveis e venha morar bem ou investir num empreendimento que atende todos os requisitos legais previsto nas normas sobre loteamentos urbanos. Ligue (49) 3226 2327

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *