Economia Serra SC

Maçã: Colheita na Serra começa segunda, 17

“Maior produtor de maçã do Brasil, Santa Catarina inicia a colheita com expectativa de uma boa safra. Os produtores catarinenses esperam frutos de alta qualidade, que possam conquistar o mercado internacional”.

Informação acima vem da Secretaria de Estado da Agricultura, quando do ato de início da colheita da maçã que ocorreu em Fraiburgo, sob a batuta do secretário Ricardo Gouveia no registro acima.

MAS

Das três premissas apenas uma é absolutamente verdadeira: a de que os frutos é de alta qualidade. Especialmente aqueles oriundos das altitudes de São Joaquim, Bom Jardim, Urupema, Urubici, Bom Retiro, Painel e inclusive Lages têm a qualidade que o clima ajuda, somando-se ainda os investimentos em pomares e a dedicação.

MERCADO INTERNACIONAL

Os produtores em si focam colocar a produção no mercado, pode ser o interno, mas com preço competitivo. Quando se fala em competitivo, significa alcançar valor que remunere a produção de forma a manter a competitividade com investimentos nos pomares para a próxima safra. Porque se o produtor não se capitalizar na venda do produto, o reflexo será nos aportes para a preparação visando a futura colheita.

BOA SAFRA?

Não, a safra não é das melhores. Os mês de novembro e dezembro registraram quantidade menor de chuva que aquilo esperado. E há várias formas de conduzir o pomar com a poda verde, os defensivos para afastar ataques e a cobertura para impedir granizo. Mas quando falta chuva, exceto um ou outro pomar que tem irrigação, os demais ficam à mercê de São Pedro.

DAÍ QUE…

A fruta não se desenvolveu muito e mesmo com a chuva da virada de janeiro para fevereiro, essa não foi suficiente porque o fruto já estava em processo de amadurecimento para a colheita. Logo, a safra não é assim tão boa como se esperava.

A maçã gala é a primeira a ser colhida. Previsão e de 578 toneladas da fruta no Estado

QUANDO COMEÇA A

COLHEITA NA SERRA?

Se a Secretaria da Agricultura ‘lançou’ a colheita em Fraiburgo, os produtores colocam a engenharia de colheita aqui na Serra Catarinense a partir da semana do dia 17 de fevereiro. Ou seja, na semana que vem haverá aquele reforço de equipes nos pomares fazendo o ritual da colheita em propriedades de São Joaquim e arredores.

Registre-se – e a gente vem noticiando isso – a prefeitura de São Joaquim investiu muito em melhorias de acesso às localidades de onde sairá a maior produção de maçã do Brasil. Homens e máquinas trabalharam até nos finais de semana entre dezembro e janeiro (inclusive no período de recesso entre Natal e Ano Novo) para deixar as estradas tipo um tapete, como mostra o registro acima. O escoamento está garantido, portanto!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *