Economia

Olha o Gás! Lages terá o ramal em 2019

Na agenda positiva do Paço o prefeito Ceron recebeu o presidente da SCGás, Cosme Polese. Esse apresentou o projeto de instalação de ramal central de gasoduto que está sendo viabilizado para Lages. Polêse explicou que o projeto se encontra em execução, por empresa contratada. “Os investimentos da primeira fase de instalação de rede receptora e distribuidora de gás natural são de R$ 8 milhões, sendo que este projeto inicial deverá estar concluído em meados de 2019″.

MECÂNICA ‘DA COISA’

Inicialmente serão feitos “furos direcionais” e depois instalados os canos de aço carbono da rede de distribuição, a qual terá 12 km de extensão, abrangendo as avenidas Camões e Dom Pedro II, desde o Posto Petrolages até o entroncamento com a avenida Santa Catarina, passando por trecho da avenida Presidente Vargas e alcançando a avenida Edésio Caon, de onde seguirá pela BR-282, até proximidades do Garden Shopping.

DE CAMINHÃO ATÉ LAGES

Segundo Polêse, a partir deste primeiro ramal, conforme futura demanda, outros ramais podem ser instalados. Este gasoduto irá fornecer o gás natural para clientes determinados (unidades consumidoras). O presidente da SC Gás disse ainda que o gás natural virá através de rede física e também pelo “gasoduto virtual”, ou seja, transportado por caminhões.

Polese explica a dinâmica da rede do gás natural que abastecerá indústrias e, com isso, barateará custo de produção em Lages. Enquanto o gasoduto físico não vem do Alto Vale para Lages, a solução alternativa é essa do sistema rodoviário de transporte do gás para abastecer a rede lageana

Essa providência do ramal de gás em Lages integra um encaminhamento feito quando do 19.º Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio realizado ano passado com presença do então governador Colombo, Polese, Caramori e Ceron

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *