Economia Serra SC

Otacílio Costa: Por que o feriado é segunda?

FERIADO É NA SEGUNDA SEGUNDA-FEIRA DE MAIO

Historicamente a segunda melhor data para o comércio é o Dia das Mães. Otacílio Costa enfrentava o imprevisto do aniversário do município cair ora na sexta, ora no sábado. Isso prejudicava o comércio, frustrando os comerciantes que veem na data boa oportunidade de vendas.

PROBLEMA RESOLVIDO

Ano passado quando era prefeito interino, Reginaldo Gomes, Pindaco, sancionou lei aprovada na Câmara que estabelece como feriado da emancipação de Otacílio Costa sempre a segunda segunda-feira de maio. Com isso o feriado deixou de conflitar com a data das mães para o comércio.

ATÉ DOMINGO É NA SEGUNDA

A mudança que colocou o feriado sempre às segundas-feiras premia quem gosta de tomar um fôlego, visto que, se o 10 de maio cair num sábado ou domingo, pela lei, é transferido para a segunda-feira. É o que acontece neste ano onde o 10 de maio é domingo e o feriado será no dia seguinte.

CERTA POLÊMICA

A desaceleração no comércio devido à quarentena da pandemia, gerou certo debate o fato do feriado de domingo (dia de folga) ser empurrado para a segunda-feira (dia útil). Mas o próprio prefeito Tio Ligas aponta que a alteração atende um pedido recorrente da CDL e se constitui lei aprovada no ano passado.

Este é o teor da lei que sempre colocará o feriado do aniversário de Otacílio Costa sempre na segunda segunda-feira de maio, independente do dia que cair. Inclusive caindo no domingo, o feriado vai para o dia seguinte, como ocorre neste ano de 2020

Pode, a critério do prefeito, baixar decreto liberando a abertura do comércio na segunda-feira, dia do feriado em Otacílio Costa, desde que se respeite as leis trabalhistas.

***

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *