Economia

Dados oficiais do desemprego em Lages

LAGES DEMITIU 1.503 PESSOAS DEVIDO À PANDEMIA

É verdade que o número infinitamente menor que aquela pesquisa desastrada feita por entidades ligadas ao setor produtivo em Santa Catarina, indicando que até maio teriam ocorrido mais de 20 mil desligamentos de vagas de trabalho na macrorregião englobando Lages, Curitibanos e Campos Novos.

MAS…

Mesmo assim os números oficiais – e verdadeiros – evidenciam um reflexo lamentável da pandemia. No mês de abril naquela matemática de contratações e demissões, Lages contabilizou 1.118 vagas de trabalho fechadas. E em maio outras 385 pessoas perderam o emprego.

PORÉM, HÁ BOA NOTÍCIA

O novo Caged – órgão vinculado ao Ministério da Economia responsável por acompanhar o movimento do mercado de trabalho, contabilizando contratações e demissões – registrou em junho a retomada das contratações em Lages. No mês de julho, atualizado os dados e divulgados agora, confirma-se essa retomada. O gráfico do próprio Caged abaixo é bem explicativo.

Foram 1.064 demissões e julho e 1.180 contratações, com um saldo positivo de 116 vagas ocupadas

JANEIRO A JULHO DE 2020

Já o gráfico abaixo, também oficial, é o indicativo da geração de empregos neste ano de 2020 entre janeiro e julho. Observe que a pandemia foi responsável nos meses de abril e maio pelo fechamento de 1.503 vagas de trabalho em Lages. Se pegarmos os empregos gerados no período e subtrairmos as demissões devido a pandemia, há um resultado negativo de 661 vagas fechadas.

Considerando a recuperação de vagas em junho e julho, os dois meses monitorados pelo Caged no pós-pandemia pico econômico, com 225 vagas geradas, mantendo-se essa crescente, Lages tende a fechar o ano com as mesmas vagas de empregos que virou 2019 para 2020.

OU SEJA

No quesito geração de empregos, o ano de 2020 tende a ser ruim, mas não horrível. Ruim porque não gerará mais empregos. Mas não horrível porque manterá as mesmas vagas, em seguindo essa tendência verificada em junho e julho pós-pico econômico da pandemia.

***

MIRANTE DA BOA VISTA:

MORAR BEM E PAGAR FÁCIL:

90% DO IMÓVEL FINANCIÁVEL

As condições de financiamento das unidades remanescentes no Mirante da Boa Vista você pode financiar em até 90% do valor. Informe-se porque a melhor visão de Lages pode ser também o seu melhor investimento!

Atualizamos a imagem nesta metade de agosto para você ter ideia do andamento da obra e a proximidade com o Centro de Lages. Registro de Incorporação R3/39.142. Informações: contato@terraimoveisltda.com.br – WhatsApp: (49) 99149 2327

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *