Economia Serra SC

São Joaquim acelera ‘operação safra’

De cada três maçãs consumidas no Brasil e/ou enviada para outros mercados, uma delas sai dos pomares de São Joaquim. O município responde por 35% da produção e área plantada do Brasil.

Em Santa Catarina, apesar daquela pujança da região de Fraiburgo, 80% da produção tem como origem pomares como esse das diversas localidades joaquinenses.

FRUTA DA RIQUEZA

A maçã é tão importante para esse município da Serra Catarinense que 80% do PIB joaquinense é gerado a partir da produção da fruta. Estamos falando em mais de R$ 300 milhões em cada safra. Daí que quando uma safra vai bem, tudo vai bem para os produtores e aqueles que dependem direta ou indiretamente dos pomares.

ESCOAMENTO

É por esse significado que máquinas e homens se revezam desde meados de novembro melhorando, alargando e mantendo estradas que dão acesso às localidades. Há casos de regiões – como do Luizinho na divisa com o RS – que chega a ficar distante quase 40 km da área urbana. “E estradas são fundamentais para que a produção seja escoada com qualquer tempo, sem prejuízos e nem dificuldades”, aponta o prefeito Giovani Nunes (PSDB) que lidera esse trabalho.

As equipes têm trabalhado inclusive nos finais de semana, aproveitando o bom tempo, para concluir trabalhos. O resultado são estradas em boas condições, inclusive naqueles aclives (morros) mais acentuados que causavam dificuldades de trafegabilidade

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *