Economia

Vendas no comércio reagem em SC

ÍNDICES SÃO MELHORES QUE OS NACIONAIS

Porque precisamos consumir boas notícias, Governo do Estado dispara, de forma oficial dados sobre a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Segundo esse levantamento, apesar da pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18,1% em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13,9%.

MAS O MÊS DE ABRIL FOI ‘MORTO’

Foi a primeira coisa que veio à cabeça diante dessa comparação de um maio 18,1% melhor que abril. Porém, na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de 6,4%. Ou seja, ano passado não tinha pandemia e, mesmo assim, maio deste ano foi 6,4% de maior movimento que aquele mês de 2019.

MÉRITOS À RETOMADA?

De acordo com o secretário da SDE, Rogério Siqueira, os números mostram o resultado do trabalho do Governo do Estado, com a retomada gradativa da economia. “Santa Catarina foi um dos primeiros estados a tomar as medidas de prevenção à Covid-19, obtendo destaque no cenário nacional na gestão da pandemia”.

Apesar de certo pessimismo de alguns em cidades como Lages, os dados do IBGE evidenciam que a economia vai, aos poucos sendo retomada, dentro daquelas cautelas das autoridades em relação à pandemia.

***

A PROPÓSITO

A sugestão vale para você de São Joaquim, Urubici, Correia Pinto, Otacílio Costa, Cerrito, Campo Belo do Sul, Anita e assim por diante: prestigie o comércio do seu município!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *