NO CASO, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. SÃO 16.000 CRIANÇAS FREQUENTANDO AS 123 UNIDADES ESCOLARES
No compartilhamento de informações sobre os preparativos do início do ano letivo, os números da Secretaria da Educação de Lages chamam a atenção. Considerando aquele universo de 164.981 habitantes contados pelo IBGE na paróquia – no Censo concluído ano passado – numa matemática simples é possível apontar que um em cada dez lageanos está frequentando as unidades da rede municipal de ensino. Pelos dados informados são 16.000 crianças matriculadas nas 123 unidades escolares mantidas pelo município (escolas de educação básica e centros de educação infantil).
E PARA ATENDER ESSA CLIENTELA…
Também é significativa a quantidade de profissionais escalada para atender esse universo de estudantes. Somente professores nas mais diferentes séries são 1.660. Nesse quantitativo foram agregados 80 que passaram no concurso do ano passado. Para se ter ideia, a secretária de Educação, Ivana Michaltchuck acaba tendo que administrar um quadro de pessoal maior que a população de alguns pequenos municípios catarinenses.
No últio dia de janeiro a secretária Ivana chamou as gestoras (diretoras) das unidades de ensino do município (são 123 ao todo) para repassar informações e orientações sobre o início do ano letivo
RETORNO ANTES DO CARNAVAL
E por causa da necessidade de cumprir um calendário de 200 dias letivos e todos aqueles recessos (já previstos) durante o ano, as aulas na rede municipal começam cedo. Não se esperará nem a passagem do feriado de carnaval para a recepção aos estudantes. Na terça-feira, 06, está agendada a retomada das atividades.