Geral

157 km/hora: Que vento foi esse?

ESTAÇÃO METEREOLÓGICA DA PMRV EM BOM JARDIM REGISTROU VENTO DE QUASE 160 KM POR HORA

Precisa deixar para especialistas a interpretação da velocidade e do modelo de manifestação dos ventos nessa sequência de dias com a Tempestade Subtropical Yakecan presente em nossas vidas na Serra Catarinense. Naturalmente é recomendado cautelas para não assustar ainda mais as pessoas.

ENTRETANTO

Pelo informado, os altos da Serra do Rio do Rastro registraram uma velocidade de vento absolutamente anormal. Pelos registros da Estação Meteorológica mantida no posto da Polícia Militar Rodoviária, as medições indicaram que o vento chegou a 157 km por hora. É velocidade de furacão, tufão ou ciclone, dependendo da durabilidade e forma como o assopro anormal se faz presente. Tais fenômenos são registrados com ventos a partir de 119 km/hora.

DEPRESSÃO EM LAGES

Nas velocidades de vento mais fortes registradas na terça-feira, 17, apenas Urupema rompeu a barreira dos 75 km/hora. Nos demais municípios o vento não soprou a mais de 52 km/hora pelos registros oficiais. Lages está nessa classificação com indicativo de depressão (quando os ventos ficam entre 30km/h e 50km/h).

RAJADAS EM URUPEMA

No caso de Urupema, pela classificação (ventos entre 60 km/h e 120 km/h) estamos diante de tempestade, que é aquilo que está sendo chamado o fenômeno desta semana, levando o nome de Tempestade Subtropical Yakecan. A velocidade de 75,3 km/hora registrada em Urupema não foi de vento constante, mas de rajadas.

As velocidades mais intensas de vento durante a terça-feira foram registradas em Urupema e depois Campo Belo do Sul. Esses dados não consideram a madrugada de quarta-feira, 18, quando se intensificaram os assopros anormais em algumas partes da Serra Catarinense.

ATUALIZANDO

Colegas da Rádio Explosão FM atualizaram a velocidade do vento nos descampados de Campo Belo do Sul. Era 1hora da madrugada de quarta-feira e a medicação indicou 57,3 km/h. Já às 3h da madrugada o sopro era um pouco maior: 59,8 km/hora. Velocidades que os especialistas caracterizam como depressão.

***

Abaixo conteúdo publicitário!

FRIO PEDE UMA COSTELINHA DEFUMADA

E não é costelinha que só tem osso. Essa tem carne! No Empório das Carnes essa é uma das opções para enfrentar o rigor do frio. No endereço da melhor carne de Lages na Avenida Carahá!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *