Geral

2010-2018: Só 0,03% a mais de lageanos?

Dados populacionais sobre Lages sempre repercutem.

Empresa Glóbulo apresentou uma das fases do estudo do projeto “que prevê o reposicionamento de Lages e criação de um propósito único para a cidade”. Denominado Criaticidade o projeto envolve poder público e iniciativa privada, tendo a parceria de empresas como Klabin, NDD, Flex, Banco da Família, Engie, CJ Automotiva, Transul, Expert Engenharia, Vossko e Posto Guarujá.

DADOS PRELIMINARES

Chama atenção dado preliminar apresentado pelo Diogo Machado, diretor da Glóbulo, e Carolina Nunes, arquiteta da Humanität. Diretoria da Acil e integrantes do Fórum das Entidades receberam os levantamentos preliminares. Um release sobre a apresentação aponta:

“Entre os dados apontados por Machado merecem destaque algumas características que tão bem representam Lages e poucos lageanos tem percebido como por exemplo, artesanato, comida, música, esporte. E por outro lado, chamam a atenção Lages estar entre as cidades com maior nível de desigualdade social do Estado, apesar de uma economia forte, e o fato de ter um crescimento populacional de apenas 0,03% nos últimos oito anos”.

0,03% DE CRESCIMENTO?

Pensar que Lages cresceu populacionalmente entre 2010 e 2018 apenas 0,03% é questionável. Dados da Seplan vão indicar que a cidade tem pelo menos 10% a mais de imóveis que aqueles de 2010. Quem reside nesses endereços não conta como população?

Arquiteta da Humanität Carolina Nunes e Diogo Machado, da Glóbulo, apresentando dados da primeira fase. O estudo é bem vindo e excelente, mas o crescimento populacional de Lages é maior que o percentual informado

DADO DO IBGE É OUTRO

Considerando o índice informado de 0,03% de crescimento da população em oito anos (2010 a 2018), visualiza-se que os pesquisadores não consideraram nem a estimativa do IBGE – que já é questionável. Pelos dados do IBGE, éramos 156.727 habitantes no Censo de 2010. Ano passado chegamos a 157.743 moradores na estimativa do Instituto. Somente considerando tais dados, os 1.016 a mais de moradores na cidade representam crescimento de 0,65%. Percentual bem maior que 0,03%.

Aqui estão os dados oficiais do Censo de 2010 em Lages onde o IBGE totaliza 156.727 habitantes. O mesmo IBGE estimou 157.743 ano passado. Crescimento, por estimativa de 0,65%. A menos que os responsáveis pelo estudo contaram a população e chegaram a apenas 0,03% de aumento, os dados não fecham.

ATUALIZANDO

Diogo Machado, diretor da Glóbulo, faz contato e informa uma incorreção no período. Essa pequena elevação no número de habitantes se refere ao período de 2000 a 2018.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *