DADOS SE REFEREM A 2023. EXCESSO DE VELOCIDADE E ESTACIONAMENTO EM DESACORDO LIDERAM AS CAUSAS DE NOTIFICAÇÕES
Lages fechou dezembro com 128.101 veículos registrados na cidade. São veículos de todos os tipos e espécie cujo proprietário apresentou o endereço de Lages como domicílio para o referido licenciamento. Desse quantitativo, praticamente dois em cada três recebeu algum tipo de notificação de trânsito se considerar que foram 80.683 notificações durante o ano de 2023. Logicamente isso é média porque um mesmo veículo pode ter recebido mais de uma notificação pelo mesmo ou por diferentes motivos e o somatório não se refere apenas à frota de Lages.
MAIORES CAUSAS DE INFRAÇÃO
DE TRÂNSITO EM LAGES
Considerando a base legal do CTB e o código da infração de trânsito, foi o não atendimento aos limites de velocidade a maior causa de notificções. Foram 20.967 por se conduzir veículo até 20% acima do limite e outras 4.966 multas pelo excesso entre 20% e 50% acima do limite. Ao todo 712 motoristas flagrados a mais de 50% do limite (nesse caso além da multa gravíssima multiplicada por três ainda tem suspensão de CNH). São, portanto, 26.645 multas somente por excesso de velocidade do artigo 218 do CTB.
ESTACIONAMENTO IRREGULAR: 23.834 MULTAS
Além do excesso de velocidade, o lageano se tornou especialista em comparecer nos talonários de notificações por causa de infrações relacionadas a estacionamento irregular em 2023. Somente por não atender as regras do estacionamento rotativo foram 16.305 multas. Mais 3.599 multas por desrespeito à carga e descarga e 1.384 motoristas ocupando vagas de curta duração acima do tempo previsto (15 minutos). E mais multas:
803 estacionamento em calçadas
624 em local proibido por sinalização
571 em vagas para idosos sem credencial
548 em vagas de deficiente sem credencial
Acima o print dos dados oficiais do Detran/SC sobre notificações aplicadas em 2023. À direita o município de Lages aparece como o décimo que mais multa em SC. E no detalhe abaixo…
…os nove maiores pecados no trânsito que resultaram em notificações em Lages. Mas há vários tipos de notificações. Até de motorista que deixar de parar o veículo antes de se certificar se o trem está vindo ou não
OUTROS DADOS SOBRE NOTICAÇÕES
ENVOLVENDO VEÍCULOS LICENCIADOS
EM LAGES NO ANO DE 2023
632 se recusaram a fazer teste do bafômetro
120 foram flagrados alcoolizados enquanto dirigiam
597 desatenderam ordem de policial ou agente de trânsito
915 motoristas não possuíam CNH ou permissão para dirigir
537 conduziam com faróis desligados com chuva ou neblina
477 por estarem manuseando aparelho celular ao volante
343 por estarem segurando o celular enquanto dirigiam
128 por dirigirem utilizando-se de aparelho celular
100 por dirigir à noite com faróis desligados
13 por dirigir com braço do lado de fora
06 por utilizar dispositivo anti-radar
06 por conduzir veículo em marcha ré
05 por parar na via sem combustível
As notificações se referem àquelas cometidas dentro e fora do perímetro urbano com fiscalização e multas emitidas por Agentes de Trânsito, PM, PRF, DNIT e PMRv. Há inúmeras outras causas de notificações que totalizaram durante o ano mais de 80 mil multas emitidas.
Fonte: Detran/SC