A HISTÓRIA DO HOMEM QUE DÁ NOME À ÁREA INDUSTRIAL DE OTACÍLIO COSTA
Ao ser noticiada a instalação de novas empresas de setores diversos no município de Otacílio Costa, reportou-se à Área Industrial Hermínio Alvim Matias. A denominação homenageia um líder político que chegou à região de Palmeira no ano de 1954. Três anos depois (1957) na condição de presidente da então UDN foi o primeiro líder político local a assinar o pedido de emancipação.
PALMEIRA ANTES DE OTACÍLIO COSTA
Curioso é que Hermínio Alvim Matias liderou a cruzada pela emancipação de Palmeira, abrangendo Igaras e imediações. Mais tarde, inverteu-se com Otacílio Costa recebendo a autonomia política e administrativa primeiro. Ele chegou a participar de uma disputa eleitoral concorrendo a vereador no período em que Wolny Della Rocca foi prefeito de Lages. Disputou pela UDN somando cerca de 7% dos votos conquistados pela referida sigla.
Reparem na lista dos que disputaram pela UDN no início da década de 1960. O mais votado dá nome à principal via que corta o bairro da Penha. A UDN elegeu três e somou mais de 4 mil votos com o palmeirense Hermínio Matias representando a região de Otacílio Costa e obtendo 298 votos
O saudoso Hermínio Matias que, por sinal, em sua homenagem, um dos netos tem o mesmo nome atuando como médico no Vale do Itajaí. O udenista faleceu em Palmeira no ano de 1975 deixando uma família numerosa que é referência de atuação não apenas naquele município e Otacílio Costa, mas em Lages também.