Geral

A ‘barrigada’ das férias do Gringo

Barrigada é um termo jornalístico antes da existência do estrangeirismo fake news para se referir a uma informação equivocada ou falsa sobre determinado assunto. E a gente que está na peleia, não raras vezes – embora tente se policiar – comete uma ou outra barrigada, no afoitamento perigoso de informar antes.

MAS

Também tem as barrigadas oriundas de fontes onde jornalistas não checam o dado e vão logo despejando o conteúdo. Foi nesse engravidamento da informação que embarcou a colega Olivete Salmória, ao noticiar no dia seguinte à posse de Polese como caseiro do Paço, que o Gringo havia deixado o cargo sem comunicar à Câmara.

ALIÁS

A informação falsa que outros meios chegaram a falar em risco até de cassação de mandato (vejam a que ponto chegamos) veio de dentro do próprio legislativo. Quem o fez por certo estava cochilando no parlamento e nem percebeu que o secretário da Mesa, Bruno Hartmann, leu o expediente sobre as férias do Gringo. Inclusive com direito a ofício e tudo mais.

OU SEJA

Pode até ter um tanso ou outro inclusive na retaguarda do Paço. Mas não nessa área. O documento evidencia que a observância à norma faz parte da liturgia que significa respeito à lei e à própria Câmara. O Gringo que, por sinal, na sexta-feira, 13, almoçava com alguns colegas do cenário eleitoral catarinense. No cardápio: bacalhau e política.

Documento é de 9 de dezembro com leitura três dias depois em plenário. Quem corrigiu o derrame de informação falsa sobre o tema foi o próprio presidente da Câmara Freitinhas em suas redes. Se é pelas férias, o Gringo não corre o risco de perder o mandato.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *