Geral

A melhor das melhores maçãs da Serra

É O PRIMEIRO CONCURSO QUE ESCOLHE A MELHOR DAS MAÇÃS COM IG – INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA VARIEDADE FUGI

Além de maior produtor de maçã do Brasil, São Joaquim se destaca pela qualidade das variedades que produz, especialmente a Gala e a Fuji. E essa última tem inclusive o diferencial da IG – Indicação Geográfica conquistada recentemente, sendo, portanto, a única região do mundo que produz a variedade com a diferenciação especificada. E que tal escolher a melhor das maçãs da variedade Gala?

ISSO MESMO

Para incentivar ainda mais essa atividade econômica e valorizar a indicação geográfica da região, foi realizado o 1º Concurso Nacional da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A divulgação dos vencedores será durante a 23º Festa Nacional da Maçã, em setembro. Observe-se que não se refere apenas à maçã de São Joaquim, mas de municípios próximos abrangidos no mapa da Indicação Geográfica.

FEITO NA EPAGRI

O julgamento dos lotes concorrentes aconteceu na Estação Experimental de São Joaquim, com especialistas em fruticultura. “Nós já temos a estrutura para realizar esse júri e o formato de como fazer esse concurso. Fizemos uma pequena adaptação para ser só do cultivar Fuji e como sempre os produtores levaram frutas de extrema qualidade, com amostras muito boas”, explica Marlon Couto, gerente regional da Epagri de São Joaquim.

O júri absolutamente técnico avaliou as frutas levadas pelos produtores da safra deste ano colhida até meados de abril. A variedade Fuji é retirada do pomar depois que é feita a colheita da Gala.

As melhores maçãs da variedade Fuji com IG serão apresentadas durante exposição na Festa da Maçã. Naturalmente que permanecerão em câmara fria para manter as características.

PARCERIAS

“Queremos trabalhar para que o produtor esteja mais unido e elevar ainda mais nosso produto e divulgar em território nacional”, aponta Adriana Cechinel Schlichting de Martin, Secretária de Turismo de São Joaquim, cuja estrutura municipal é parceria da iniciativa que tem apoio ainda da AMAP, Sebrae, Epagri, Cidasc e Assea

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *