Geral

A novidade em inovação de SC

ESTADO COMEÇA A EMITIR DOCUMENTO ÚNICO DE IDENTIDADE E CPF. MODELO TENDE A SER REFERÊNCIA NACIONAL

Governo do Estado, por meio do IGP, lançou oficialmente o início das operações de emissão do novo documento de identidade com número único em todo o estado. A partir de agora, as carteiras de identidade produzidas em território catarinense apresentam o número do CPF do cidadão também como número do RG. O projeto pioneiro no Brasil – que contou com a parceria do Ciasc e da Receita Federal – abre um novo capítulo na história da identificação civil e representa um passo fundamental na construção de um sistema nacional integrado e seguro.

Governador Moisés, reconhecendo o trabalho dos técnicos do IGP, é o primeiro cidadão brasileiro a ter o novo documento

ENTRETANTO

Quem já tem CPF e RG pode seguir com os documentos ‘antigos’. A inovação é automática àqueles que emitirem os referidos documentos pela primeira vez que, terão a unificação numa única cédula.

APONTA O IGP

“No futuro, com o documento vinculado ao número único nacional do CPF e atrelado à biometria hoje utilizada na carteira de identidade, teremos máxima segurança ao sistema de identificação civil brasileiro. Vários governos já entraram em contato conosco e manifestaram interesse pelo projeto. Sem dúvidas, essa é uma grande conquista de Santa Catarina para o Brasil”, destaca o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Efetivamente, pelo que se verifica, o que deixa de existir é o número da RG. O CPF passa a ser o único número englobando os dois documentos, como se verifica acima. Há inclusive no verso (como se constata) uma referência à numeração antiga, mas sobrevive apenas o número do CPF

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *