Geral

ACTS do Estado sem receber em Lages

‘É PROBLEMA DA CRE DE LAGES’. É O QUE RELATA A DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (PT) QUE BUSCA UMA SOLUÇÃO

Mais que explicação, carece de fato, de uma solução a questão relacionada ao atraso no pagamento de professores ACT – Admitidos em Caráter Temporário para atuar na rede estadual de ensino. Assessor Parlamentar, Yuri Amaral, a partir da coleta de dados, repassou à deputada Luciane Carminatti que são cerca de 250 profissionais que não receberam seus vencimentos de fevereiro.

DEPUTADA CULPA A CRE

A CRE é a Coordenadoria Regional de Educação, responsável pela gestão das unidades escolares do Estado em cada região. “A única CRE que não conseguiu fazer os encaminhamentos no tempo certo para o Estado (pagar a folha) foi a de Lages. E isso estoura no lombo dos professores e professoras”, observa a deputada Luciane Carminatti, que inclusive tem atuado em defesa do magistério também da Serra Catarinense onde, em Lages, obteve 2.305 votos.

O QUE HOUVE?

Porque o início do ano letivo impõe a chegada de mais profissionais ACT para atender demandas nas salas de aula, a Secretaria de Estado da Educação informou à deputada Carminatti que essa agregação gradativa de professores fez com que a estrutura lançasse duas folhas suplementares de pagamento. Isso para aqueles ACT não pagos no calendário regular. “A primeira folha suplementar com pagamento de salários ocorrida nesta terça-feira, 28, para aqueles professores cuja CRE informou a integração dos mesmos até dia 16 de fevereiro. Para aqueles que a CRE informou até 24 de fevereiro, a folha será paga na semana que vem, dia 08”.

E NO CASO DE LAGES…

O problema em Lages estaria no fato da CRE, através do Coordenador Armando Duarte, não ter encaminhado a lista dos professores nem no dia 16, nem no dia 24 de fevereiro. “Estamos agora buscando junto à Secretaria da Educação que se rode mais uma folha suplementar para incluir esse pessoal de Lages que está numa angustia tremenda. Não vamos aceitar que educadores recebam só no final de março (…). Temos que nos colocar no lugar do outro. Imagina você alguém ter que trabalhar dois meses para daí receber salário. Isso não pode”, defende a deputada Luciane.

Deputada Luciane numa cruzada em defesa de cerca de 250 profissionais ACTs contratados aqui em Lages que, por uma questão burocrática, ficaram sem receber na virada do mês

ATUALIZANDO:

ACELERA ARMANDO!

Assessor parlamentar, Yuri Amaral, confirmava no final da manhã que estava saindo da CRE depois de uma conversa com o coordenador Armando Duarte. A deputada Luciane Carminatti, diante da situação exposta na Secretaria da Educação, conseguiu que se abrisse uma exceção para que, até às 18h desta quinta-feira, 02, fossem incluídos os contratos de Lages na folha suplementar do dia 08 de março. Depende apenas da CRE tomar as providências, com a celeridade devida. Como escrevemos, são cerca de 250 profissionais que ficariam de fora da folha de pagamento devido ao lerdismo da providência.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *