Geral

Aids: O cenário em Lages

NESTE ANO FORAM REGISTRADOS 77 NOVOS CASOS. A MAIORIA DOS INFECTADOS É HOMEM COM MENOS DE 40 ANOS

O dia mundial de luta contra Aids registrado no primeiro dia de dezembro tem passado mais discreto nos tempos recentes. Embora a doença continue sendo preocupante, medicamentos permitem tratamento aos portadores do vírus da Aids e uma qualifidade de vida menos angustiante que aquilo que era registrado na última década do século passado.

DADOS DE LAGES

Segundo os números oficiais da Vigilância Epidemiológica de Lages, neste ano a cidade registrou oficialmente 77 novos casos de HIV, no período compreendido entre os meses de janeiro e novembro. A ampla maioria dos pacientes – 63% – é formada por homens na faixa etária entre os 20 e 39 anos. Estão no banco de dados do DataSus as informações referentes ao ano passado onde foram registrados em Lages 52 internações por HIV. A cidade somou cinco óbitos causos por agravamentos decorrentes da doença.

A campanha dezembro vermelho foca a prevenção à Aids e em Lages há disponibilidade de testes nas UBS e o Centro de Tratamento e Acolhimento aos portadores funciona na Praça Leoberto Leal, a partir de serviço mantido pela Secretaria de Saúde

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *