ASSUNTO TEM SIDO DEBATIDO DE FORMA MAIS INTENSA NOS ÚLTIMOS DIAS. MAS HÁ CASO DE INDIFERENÇA GRITANTE
Seres humanos, geralmente com problemas. Alguns abandonados pela família, outros que abandonaram a família. Alguns errantes em busca de vida melhor, outros mergulhados em algum tipo de vício. Longe, absolutamente longe de serem delinquentes. São vítimas. A maioria vítima de suas próprias escolhas, outros, da indiferença do sistema social.
E ASSIM…
Não dá para julgar, criticar e nem querer ver a situação resolvida sem a abordagem devida. Entretanto, o poder público, através da área social, com seus programas de apoio, precisa agir. A mendicância, com os moradores em situação de rua em Lages, registrou aumento significativo. Nas abordagens se constata que a ampla maioria não é originária aqui da Serra. Mas se estão aqui, dependem de solução nossa. Do nosso poder público.
SOCIAL PRECISA SER CÉLERE
Há todo tipo de situação envolvendo essas pessoas. Alguns resistem na rua. Outros são indiferentes às abordagens. Mas há casos daqueles que se quer são abordados e passam a impressão que estão à espera da mão amiga dos profissionais da área social.
EXEMPLO DISSO
Desde terça-feira, 28, estamos chamando a atenção na Hora da Corneta da Clube FM sobre o caso de um senhor que ‘acampou’ desde domingo, 26, em um ponto de ônibus no bairro Coral (perto do monumento dos bois). A vizinhança e transeuntes tentaram trazer alguma equipe de abordagem para dialogar com ele. Salvo, providência recente, ninguém apareceu. É um ser humano ali ao relento dia e noite. À espera de um amparo das estruturas sociais de Lages.
Fim da madrugada, transeunte indo trabalhar e registra a cena. Não faz sentido uma pessoa, numa situação assim. Ainda mais idoso, como sugere a bengala encostada.