Geral

SISREG: Busca de solução comum na Serra

SISTEMA GERA RECLAMAÇÕES E ANGÚSTIAS. GESTORES MUNICIPAIS E ESPECIALISTAS EM SAÚDE, INCLUSIVE COM A PARTICIPAÇÃO DA DEPUTADA CARMEN ZANOTTO, COLOCARAM O ASSUNTO NA PAUTA

Sabem a razão de tanta gente no seminário articulado pela Amures que colocou na pauta a operacionalização do Sisreg? É que trata-se de um sistema de regulação que, na teoria é excelente, mas na prática um desastre. É fila e mais fila de pacientes na espera por procedimentos que parecem que nunca chegam.

O QUE SE DISSE NO SEMINÁRIO

Presidente da Amures, prefeita Fernanda Córdova: “Não adianta levantarmos os problemas sem estabelecer prazo de solução. Os pacientes não podem mais ficar tanto tempo numa fila de espera. Sabemos de pessoas que aguardam há anos, por cirurgia”.

Presidente do Consórcio de Saúde da Amures, prefeito Erlon Tancredo: “Não basta os prefeitos quererem. Temos que nos despir das vaidades e juntos, poder público e iniciativa privada trabalharmos por esses milhares de pessoas que esperam por um tratamento de saúde digno”.

NOVE PASSOS DO SEMINÁRIO

1 – Descentralização da regulação ambulatorial do Consórcio de Saúde para consultas e exames;

2 – Utilização dos hospitais da Serra. Possibilidade de hospitais atuarem na execução de cirurgias;

3 – Remanejamento de saldos dos fundos municipais de saúde para compra de serviços de saúde;

4 – Correção de falhas de transparência em filas do Portal do Estado – posição do paciente na fila;

5 – As filas de cirurgias eletivas: Secretaria de Estado da Saúde, Município, especialidade? Comitê

6 – Forma de remunerar os médicos (não por carga horária, mas por produção. Estudo legislativo;

7 – Maneiras de amenizar a falta de pontualidade, ausência de pacientes nos procedimentos;

8 – Possibilidade de conveniar com todos os consórcios de saúde: CIS/AMURES –  ACISSC

9 – Capacidade operativa dos hospitais (Superintendência de Planejamento de Saúde SES)

Segundo informações da Assessoria da Amures, até final de junho, os compromissos levantados no Seminário, terão de ter respostas e ações “que mudem a triste realidade das filas de regulação”.

O QUE É O SISREG? – É um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulador, por meio de módulos ambulatorial e hospitalar que permitem a inserção da oferta, da solicitação até a confirmação do atendimento ao usuário, bem como a regulação de leitos hospitalares. As solicitações podem ser realizadas pela atenção básica e pelas outras portas de entrada do SUS para consultas, exames e procedimentos da média e alta complexidade, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde e otimização a utilização dos recursos assistenciais, visando a humanização no atendimento.

OU SEJA

Na teoria é lindo!

Na prática, um caos!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *