Geral

Anita, a heroína (quase) ignorada em Lages

A rua Anita Garibaldi é uma simpática via no bairro Petrópolis. E fora essa referência discreta, salvo melhor juízo, nada mais reverencia o nome da heroína de dois mundos em Lages. O fato de Anita Garibaldi ter peleado na contenda dos Farrapos, inclusive com passagens nas cercanias de Lages ajudando o Giuseppe que lhe emprestou o sobrenome, nada lhe foi suficiente para render uma estátua, busto ou denominação de localidade ou bairro.

HISTÓRIA E A PARÓQUIA

A heroína de dois mundos foi deixada alheia ao mundo de Lages, apesar da hipótese ainda existente de seu umbigo estar enterrado nas terras ali do Cajuru, no lugar denominado Morrinhos. Embora Morrinhos de sua biografia seja Laguna, onde viveu seu pai, Bento Ribeiro da Silva, que por sinal a obrigara a casar aos 14 anos com sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, de quem se livrou para viver o heroísmo ao lado de Giuseppe.

ENLACE DA HEROÍNA

Depois de ‘se livrar’ do sapateiro Manuel, tendo conhecido o general italiano Giuseppe em terras cariocas em 1839, então ela com 18 anos, mais adiante se casaram em Montevidéu. Jovem ainda, antes de completar 28 anos, a heroína morreu naquele 4 de agosto de 1849 na Itália. Da relação com Giuseppe nasceram Domênico Menotti, Teresita e Ricciott. Prestes a completar dois séculos de seu nascimento (ela nasceu em 1821) uma iniciativa procura manter viva a memória da heroína dos dois mundos.

QUAL INICIATIVA

Trata-se do projeto internacional Uma Rosa para Anita que realiza ações e eventos em várias partes do mundo como forma de celebrar o bicentenário de Anita Garibaldi. O bicentenário se comemora em 30 de agosto do ano que vem, mas as comemorações iniciaram em tal mês de 2019. A Rosa de Anita é uma flor desenvolvida na Itália e clonada no Brasil para ser plantada em todas as cidades por onde a heroína passou durante a vida.

PLANTIO EM LAGES

Em Lages o plantio será no próximo dia 14, no Colégio Rosa, a partir das 9h45min. Na ocasião Annita Garibaldi, bisneta da heroína e que mora em Roma. Não sei se a visitante ilustre é neta de Domênico, Teresita e Ricciott. “É a primeira homenagem que Anita Garibaldi recebe em Lages, sua possível terra natal, em 200 longos anos. Chegou a hora de a nossa cidade pagar essa dívida histórica, e teremos a oportunidade de fazer isso justamente na presença da bisneta da nossa heroína”, diz o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Claudio Silveira.

Estará em Lages Anitta, cuja bisa é sinônimo de heroísmo nas terras da Serra Catarinense, inclusive dando nome ao município de Anita Garibaldi. Em Lages não há qualquer vestígio de homenagem mais simbólica à heroína dos dois mundos

***

INFORMAÇÃO PUBLICITÁRIA

MIRANTE DA BOA VISTA TOMA FORMA

Empreendimento da Terra Engenharia tem até seis opções diferentes de apartamentos. Um deles atende sua necessidade. Financiável das mais diversas formas e numa localização privilegiada. Visite, conheça, negocie!

Aqui tem todas as informações desse empreendimento Terra Engenharia. Registro de Incorporação R3/39.142

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *