CIDADE QUE JÁ REIVINDICOU SER BERÇO DA HEROÍNA DOS DOIS MUNDOS INDIFERENTE ÀS FESTIVIDADES DE NASCIMENTO DE ANITA
Volta e meia tocamos no assunto sobre a indiferença da área cultural de Lages ao significado de Anita Garibaldi enquanto símbolo de resistência e batalha. A maior cidade da Serra Catarinense chegou a reivindicar ter sido o berço de nascimento da heroína. Mas parece que ‘ao perder a guerra’ sobre o local onde ela nasceu, optou-se por tratar questões que envolvem Anita com certa indiferença. Além de inúmeros exemplos nesse sentido, nesta semana tivemos mais uma demonstração. Nos festejos dos 202 anos de nascimento da heroína, Lages simplesmente silenciou.
FESTIVIDADE BEM LONGE
Laguna que de fato é o local de nascimento de Anita Garibaldi fez programação para marcar a data. Inclusive até o prefeito da cidade que tem o nome da heroína aqui na Serra Catarinense foi ao litoral participar da programação. João Cidinei da Silva, prefeito anitense, entreverou-se às lideranças e comunidade de Laguna para os festejos. Pelo jeito, a heroína dos dois mundos é, infelizmente, ignorada no mundo de Lages.
Lideranças de Laguna no registro do vereador Cláudio Pires, presidente da Câmara de Vereadores de Anita Garibaldi, juntamente com o prefeito anitense João Cidinei da Silva, nos festejos na cidade onde nasceu a heroína.
ASSIM
Sobre essa indiferença lageana à heroína…
Sabem a praça Anita Garibaldi em Lages? Não existe!
A avenida Anita Garibaldi? Da mesma forma não há!
A estátua em homenagem à Anita? Nada, nada!
O bairro Anita Garibaldi? Nunca se cogitou!
O monumento Anita Garibaldi? Nem sinal!
A localidade de Anita Garibaldi? Não há!