DADOS ATUALIZADOS NESTA SEMANA INDICAM QUE O NÚMERO DE PROCEDIMENTO ULTRAPASSOU OS 80.000
“Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores e habilitações de novos serviços, além de um empenho do governo através das equipes de saúde, reflete no crescimento contínuo do número de cirurgias”. É o que diz a Secretária de Estado da Saúde, a deputada Carmen Zanotto diante da atualização nesta semana dos números de cirurgias realizadas através do mutirão iniciado em meados de fevereiro.
PRINCIPAIS TIPOS DE CIRURGIAS
O maior número de cirurgias nesse rol de 80.145 procedimentos catalogados, foi do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário. Nessa tipo de cirurgia se inclui vasectomias e remoções de útero, totalizando 36.300 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 10.370, e as ortopédicas, com 9.816.
A rotina repetida por centenas de profissionais de saúde para atender a demanda de pacientes que estavam na fila e que estão sendo submetidos a procedimentos diversos
CARMEN ZANOTTO E MAIS
SEIS MESES DE ATUAÇÃO
Considerando o calendário eleitoral, com a tendência da deputada Carmen Zanotto vir concorrer à Prefeitura de Lages – embora ela não exteriorize qualquer declaração a respeito – o período que ela permanece à frente da Secretaria de Estado da Saúde vai até 5 de abril. São, portanto, cerca de 6 meses e meio de gestão tendo como foco, além de outras demandas, a questão das cirurgias que estavam represadas.