Geral

Ausência de apoio institucional a CTG

LEVAM A BANDEIRA DE LAGES AO MAIOR DE TODOS OS RODEIOS ALI EM VACARIA. O FAZEM POR AMOR À TRADIÇÃO PORQUE PELO APOIO

Schaina Marcon de um enorme serviço prestado ao jornalismo de Santa Catarina é também uma apaixonada pela dança gaúcha. A filha do Tiriva expressa o gosto por uma das mais belas expressões da tradição gaúcha, a dança. Sempre que as outras lidas do jornalismo permitem ela compartilha notícias sobre as labutas especialmente do CTG Planalto Lageano. Não é diferente agora quando um dos mais antigos CTG prepara seus integrantes para a participação no rodeio dos rodeios, no maior de todos os rodeios, aquele Internacional de Vacaria.

ENTRETANTO

Além de exaltar a presença dos tradicionalistas lageanos no evento ali do outro lado do Rio Pelotas, o CTG Barbicacho Colorado está acenando e sem lenço na mão. Está pedindo apoio através de uma rifa para ajudar custear as despesas para a participação no Rodeio da Vacaria. Outro CTG paroquiano, o Planalto Lageano, também recorreu à ajuda de doadores para colocar seus participantes em solo gaúcho.

ASSIM

Os CTG lageanos irão participar, desfraldar a bandeira lageana no maior de todos os rodeios. O fazem com gosto, com orgulho, com verdadeira devoção. Mas o apoio institucional do poder público que deveria ser suficiente para que essas instituições não precisassem estar realizando promoções para angariar recursos e custear despesas, não chega. E se chega não é em montante suficiente.

O maior de todos os rodeios vai ter lageanos participando da parte artística com invernadas, trovadores, declamadores e da campeira. Aliás, vai ter também gente no palco do Cante Uma Canção em Vacaria (através do Quarteto Coração de Potro e do Trinnca). Mas o fazem no esforço, dedicação e apoio daqueles que gostam da lida, porque o incentivo institucional à cultura – que deveria ser automático e sem precisar implorar – muito pouco. Quase nada!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *