QUEM ACOMPANHA A OPERAÇÃO DOS VOOS DA AZUL NÃO ENTENDEU A RAZÃO AVIÃO NÃO POUSAR NESTA SEGUNDA-FEIRA, 16
Lógico que deve haver protocolo orientativo nesse sentido. Também deve ocorrer comunicação, com cruzamento de dados que direcionam as manobras dos pilotos que estão no comando das aeronaves. Entretanto, causou estranheza à verdadeira multidão que esperava para embarcar à Campinas na manhã de segunda-feira, 16, quando a aeronave, quando se aproximou de Otacílio Costa ‘garrou o rumo’ de Florianópolis. “Não havia vento forte, nem nevoeiro intenso”. Foi a informação compartilhada por passageiros chateados pelo transtorno.
Monitoramento da aeronave da Azul pelo aplicativo indica que ao passar por cima da BR-470 (quase perto de Otacílio Costa), o piloto resolveu rumar para Florianópolis
ISSO É RUIM PARA O HISTÓRICO DE VOO
Alguns empresários de Lages tinham agenda à tarde em São Paulo. Um deles do qual tivemos acesso de informação observou que esse tipo de operacionalização é ruim porque gera insegurança para programar voo a partir de Correia Pinto. Entende que é preciso respeitar os protocolos e priorizar a segurança. “E não se está falando para descer com qualquer tempo”. Mas essas situações atrapalham a vida dos passageiros e o histórico dos voos.
Escrevemos que desde 4 de abril (quando iniciou a operação da Azul em Correia Pinto) esse foi o segundo voo que não pouso no aeroporto serrano, mas na verdade, corrigem-me observando que já é o terceiro voo que acontece esse imprevisto
Fato que a segurança dos voos sempre vem em primeiro lugar na aviação e para a companhia não é vantagem alguma a alteração dessas rotas pois existe programação a ser seguida. O que resta é descobrir de fato o que está motivando esses desvios e se trabalhar para diminuir ao máximo pois hoje sequer o avião tentou pouso. O voo e o aeroporto são extremamente importantes para a economia de toda nossa região, porém também é fato que uma não regularidade provoca desconfiança e daqui a pouco uma menor procura, pois a cultura do serrano já é de se dirigir a Florianópolis e pegar voos por aquele aeroporto (maior regularidade), se nosso aeroporto regional não atingir uma regularidade de igual para igual com Florianópolis essa demanda pode baixar e enfrentarmos situação que já ocorria no aeroporto de Lages que era a falta de regularidade, diminuição de voos e até alteração de rotas.
As condições Climáticas são previsíveis. Só precisa de condições no solo. Onde o aeroporto esteja pronto para essas condições, tanto secagem em condições chuvosas quanto descongelamento da mesma em condições abaixo de zero. Espero que o aeroporto nāo feche as portas por falta de preparo. Seria uma lastima para a região.