AEROPORTO DE CORREIA PINTO NÃO APRESENTOU CONDIÇÕES DE POUSO DO VOO DA AZUL DEVIDO À CHUVA INTENSA
Frustração geral daqueles que aguardavam para pegar o voo Correia Pinto a Campinas no voo da Azul que opera o trecho no horário da manhã de domingo, 05. Da mesma forma aqueles que vinham da cidade paulista enfrentaram o transtorno do pouso em Florianópolis. Isso por causa da chuva torrencial registrada durante a manhã em Lages e Correia Pinto.
REGISTRE-SE QUE…
O piloto do voo ainda tentou manter a aeronave nas proximidades – sobrevoando a região de Curitibanos e Ponte Alta do Norte. Mas como não se verificou condições seguras para o pouso, deslocou-se para Florianópolis. Colegas de imprensa em Curitibanos até informaram que teria ocorrido tentativa de pousar no aeroporto daquele município (e publicamos isso). Mas a informação não procede conforme esclarecem os comentários deste post.
Esse print de acompanhamento do voo no sobrevoou em Curitibanos foi compartilhado pelo Ivanir Fonseca, que produz conteúdo de informação no município.
IMPORTANTE OBSERVAR QUE…
Esse tipo de aeronave (ato comercial E195-E2) não pousaria no aeroporto de Lages porque aqui a pista é menor (200 metros). Também por uma série de outras fatores, inclusive a falta de renovação de homologação do aeroporto lageano para operações do gênero. Enquanto a cabeceira leste do Aeroporto de Correia Pinto seguir sem homologação da ANAC, esse tipo de transtorno coletivo presenciado hoje, continuará acontecendo. E isso retira a credibilidade e confiança do voo, que às vezes aterrissa, às vezes não.
ENTENDAMOS QUE…
Uma tempestade tropical, com ventos anormais, fora da curva, constituem-se razões perfeitamente entendíveis para, por questões de segurança, não ocorrer pouso no aeroporto de Correia Pinto. Mas se cada vez que ‘relampear em Vacaria’ as manobras forem abortadas, não há como recomendar o voo. Ruim para a Serra Catarinense. Muito ruim!
Recomendo a leitura dos comentários do post que nos ajudam esclarecendo que não houve tentativa de pouso em Curitibanos.
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Outro ponto, a pista do aeroporto de Lages tem 1530m de comprimento.
A de Curitibanos 1400m.
Em Correia Pinto só está autorizado pouso na pista 09 porque somente nela está instalado o PAPI (por enquanto).
Tanto Lages como Curitibanos não tem esse equipamento. Vi
Curitibanos não tem procedimento de aproximação e pouso IFR.
Estas informações podem ser obtidas no site
http://www.aisweb.decea.mil.br
Digitar o designativo de cada aeroporto e poderá ver as informações.
SBLJ – Lages
SNCP – Correia Pinto
SSKU – Curitibanos
Sério isso? Por que “tentaria pouso “ em Curitibanos se lá também não tem homologação para essa categoria de aeronave? Muito menos os procedimentos e equipamentos necessários, tanto para aproximação da aeronave quanto para desembarque dos passageiros. A aeronave estava realizando procedimento de espera naquela região, aguardando a melhora das condições para pouso em Correia Pinto. Mas NÃO, não estavam tentando pousar em Curitibanos. Basta ver no aplicativo que durante o procedimento manteve altitude de 10000 pés. Não desceu mais do que isso. Em Curitibanos não tem procedimento de aproximação e pouso IFR. Como não houve melhora, alternou para um aeroporto que ofereça as condições necessárias.
Outro ponto, a pista do aeroporto de Lages tem 1530m de comprimento. A de Curitibanos 1400m. Em Correia Pinto só está autorizado pouso na pista 09 porque somente nela está instalado o PAPI (por enquanto). Tanto Lages como Curitibanos não tem esse equipamento. Estas informações podem ser obtidas no site http://www.aisweb.decea.mil.br Digitar o designativo de cada aeroporto e poderá ver as informações. SBLJ – Lages SNCP – Correia Pinto SSKU – Curitibanos
Entendo que foram apenas órbitas e não uma tentativa de pouso no aeroporto de Curitibanos, salvo engano, e caso sim, já peço desculpas antecipadamente mas se estiver correto haveriam as seguintes limitações para uma aeronave deste porte operar por lá hoje:
– Aeroporto somente opera visual;
– A pista tem 1394 metros e somente 1233 metros estão homologados (é menor até que o aeroporto de Lages);
– Não encontrei nenhum registro que indique que a pista está autorizada a receber aeronaves de grande/médio porte, lembrar como é complicado a homologação para uma aeronave do porte do ATR operar (vide Lages), para jatos é ainda mais complexo;
– Logística, salvo engano não possui caminhão contra incêndio do modelo necessário para o tipo de aeronave na região somente o regional possui no momento, inclusive questiono se já existiriam escadas para aeronave deste porte;
Entendo ser difícil quase impossível, porém pensar não paga imposto né? Será que haveria alguma possibilidade de se investir em algum dos aeroportos da região de modo que de fato conseguisse ao menos se tornar uma alternativa para quando ocorressem problemas no regional? Aeroporto como vimos existe. Agora concordo com o fato de que essa situação de que qualquer chuva que ocorre e o voo é desviado e pousa tranquilamente no Hercílio Luz provoca desconfiança e menor procura. Inclusive alguns conhecidos meus já voltaram a pegar os voos direto em Florianópolis e isso sinceramente me entristece…
Outra informação pertinente referente a não ter ocorrido o pouso hoje no aeroporto regional diz respeito ao clima no momento que a aeronave estava realizando a descida.
No momento que a aeronave chegava na região, pudemos observar que havia chuva forte com trovoadas.
No METAR [informação metereológica] do aeroporto de Correia Pinto constava a seguinte informação:
SPECI SNCP 051315Z 23008KT 0050 +RA VCTS BKN004 BKN015 FEW030CB 11/11 Q1026 RETS=
Que significa:
É um boletim meteorológico especial para SNCP [Aeroporto Regional] que foi expedido em 05.06.2022 às 13:15h Z, ou seja, 10:15h [horário local], com vento direção de 230º [já indicando a cabeceira 27], com 8KT de velocidade [aproximadamente 15km/h].
Um ponto que chama a atenção e que impediu o pouso [e neste caso, independente da cabeceira] foi a informação 0050, que indica uma visibilidade horizontal mínima de 50m. Isso fica abaixo dos mínimos estabelecidos para permitir o pouso com o procedimento IFR existente no local.
+RA – Chuva forte
VCTS – Trovoada nas vizinhanças.
Nublado a 400 e a 1500 pés acima do aeródromo. Poucas nuvens a 3000 pés com a presença de cumulonimbus
Temperatura 11ºC e ponto de orvalho 11ºC – Umidade relativa 100%.
Ajuste altímetro 1026 hPa
E, por fim, numa observação anterior, trovoada foi observada.
Então, não seria motivo para não se recomendar o uso do aeroporto. Afinal, isso ocorre em todo o mundo. Em aeroportos de todos os tamanhos. Aqueles que possuem equipamentos para aproximação de precisão, conseguem ainda manter suas atividades dependendo ainda das condições climáticas.
O clima sempre vai interferir na operação de aeronaves em qualquer lugar do mundo.
No mesmo instante em que o AD2728 fazia ESPERA [e não tentativa de pouso] sobre Curitibanos e Ponte Alta do Norte, uma aeronave fez uma aproximação em Caçador e, em seguida arremeteu e alternou para outro local. Provavelmente também pelas condições climáticas naquele local.
Domingo passado aconteceu a mesma coisa, vínhamos de campinas com destino a Correia Pinto e não desceu devido ao tempo ruim, descemos em Florianópolis, 7h de viagem até Lages.
Descaso e falta de atenção total da Azul, estávamos com uma criança menor de dois anos, um transtorno gigantesco, ônibus atrasou muito, falta de comunicação e informações.
. Infelizmente não há segurança alguma .