MEC DESTACA O COMBATE À EVASÃO ESCOLAR E O ELEVADO ÍNDICE DE FREQUÊNCIA DE ALUNOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Lá vem ofício do MEC!
E via de regra um documento oficial assim reporta a alguma cobrança ou orientação a gestores municipais. Mas dessa feita não. O papel timbrado assinado pelo ministro Camilo Santana (Educação) elogia o trabalho executado pela gestão municipal no combate à evasão escolar no Sistema Público Municipal de Educação.
SUPERIOR À META
Pelo que consta do ofício 4781/23 o município de Lages apresenta mais de 80% de frequência dos alunos matriculados na rede municipal. Tal percentual supera inclusive a meta estabelecida por outro Ministério, o de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Trecho do documento oficial:
“Este ministério agradece e parabeniza essa Prefeitura, na medida em que apresentou mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar, ao alcançar e superar a meta estabelecida pelo MDS. Tal engajamento do Município, ao impedir baixos índices de frequência – indicadores da situação de risco que devem ser considerados nas políticas de proteção às famílias – foi fundamental para permanência de crianças e jovens na escola”.
ESFORÇO CONJUNTO
Esse reconhecimento, conforme a Secretária da Educação, professora Ivana Michaltchuk, é reflexo do empenho coletivo para combater a evasão escolar:
“Traduz o esforço conjunto com as diretoras, professoras, professores e famílias, no sentido de manter as crianças e estudantes dentro das unidades municipais de ensino”.
Michaltchuk observa que Lages tem um programa específico de combate à evasão escolar, repercutindo assim esse empenho coletivo no desdobramento reconhecido inclusive pelo MEC.
Ambiente de sala de aula em registro que ilustra a informação em compartilhamento feito pelo jornalista Adecir Morais