O INDUSTRIAL QUE FOI PREFEITO DE BOM RETIRO MORREU NESTE DOMINGO AOS 90 ANOS
“O industrial Jair Phillippi, que faleceu na manhã deste domingo, aos 90 anos, deixa um exemplo de persistência, superação e visão empresarial”. A afirmação vem do presidente da Fiesc, Mário de Aguiar, ao comentar o falecimento do empresário que construiu um império de negócios na cidade serrana de Bom Retiro. Phillippi também tinha negócios na Grande Florianópolis, no Estado vizinho Paraná e ainda no Paraguai.
LAGES, ANTES DE BOM RETIRO
Nascido em Teresópolis, no município de Aguas Mornas, terceiro de uma família de 12 filhos, ainda em sua infância mudou com a família para Lages e depois para Bom Retiro. Aos 14 anos, teve que interromper os estudos para ajudar a mãe, quando da morte do pai. Aos poucos foi assumindo os negócios da família, compostos então, então, por duas serrarias. Em 1961, comprou sua própria serraria. Ao perceber que a madeira estava se tornando escassa, diversificou os investimentos e mais de 15 empresas em ramos como construção civil, pré-moldados, postos de combustíveis, além de produção e maçã e de soja.
Sempre teve grande dedicação ao associativismo e na atividade pública. Sua incursão na política se deu em 1963, quando elegeu-se vereador em Bom Retiro. Mais tarde, se tornou prefeito do mesmo município. Jair Philippi deixa a esposa Luiza Helena Meyer Philippi, os filhos Arno, Luciana, Fernando e Jair, e 10 netos.