LIGAÇÃO COM ALTO VALE E VALE DO ITAJAÍ ESTÁ BLOEQUADA EM TRÊS PONTOS. SITUAÇÃO É TEMPORÁRIA, MAS REQUER ATENÇÃO
Antes de qualquer deslocamento de Lages ou da Serra Catarinense em direção a Rio do Sul, Blumenau e Itajaí utilizando a BR-470 é recomendável que se recorra à atualização da informações. Na metade da tarde desta quinta-feira, 12, a BR-470 registrava cinco pontos de bloqueio total. Dois deles entre o trevo de Otacílio Costa e o trevo de Curitibanos e outros três o caminho em direção a Rio do Sul e Blumenau.
Esse gráfico acima é oficial do DNIT e atualizado às 16h da quinta-feira, 12. A situação é temporária, mas a liberação de tráfego depende da redução do volume de água no Rio Itajaí-Açu e verificação técnica das condições estruturais da ponte entre Ibirama e Apiúna, além do trabalho de equipes para liberar os pontos bloqueados por queda de pista.
ATENÇÃO NA BR-282
Com o bloqueio da BR-470 o DNIT apresenta a BR-282 como alternativa de tráfego entre o Oeste e litoral catarinense. Mas na altura de Alfredo Wagner há passagem parcial por conta de problemas gerados pelas chuvas que exigiu a implementação do sistema PARE e SIGA. No trecho que abrange a unidade de Lages do DNIT não existe, por enquanto, nenhuma situação de bloqueio. Apenas no Km 292 da BR-282 (Cerrito a Vargem) há um local sob supervisão devido ao risco (ou hipótese) de queda de uma encosta que bloquearia a rodovia em tal ponto. Mas o local não apresenta interrupção de tráfego.
Apesar das chuvas em quantidade absolutamente fora da curva, as intervenções realizadas no trecho em direção am Florianópolis (especialmente entre Rancho Queimado e Palhoça) apresentaram resolutividade, nao se registrando grandes quedas de barreira que viessem a bloquear o trânsito na BR-282. Mas é situação que pode ser alterada por causa do risco de queda de barrancos em pontos não atacados ainda pela ação de contenções. Daí que a cautela ao utilizar o trecho é indispensável!