Geral

282: Em licitação projeto à duplicação

O SEGMENTO QUE TERÁ PROJETO ELABORADO COMPREENDE O TRECHO ENTRE LAGES E SÃO MIGUEL D’OESTE

Porque a força política e econômica do Oeste Catarinense tem lá seu peso, está publicado o edital para contratar a empresa responsável por elaborar o projeto de duplicação e adequação da BR-282 entre Lages e São Miguel D’Oeste. As propostas serão abertas na primeira terça-feira de outubro, dia 03.

SIGNIFICADO DESSE PASSO

Não há obra sem projeto. Esse estudo conterá todos os detalhes daquilo a ser feito e executado, dando ideia sobre a obra em si e inclusive custos. E um projeto de engenharia nesse sentido é o primeiro passo para se concretizar uma obra. É isso que está sendo feito com a licitação para duplicar a BR-282 entre o Oeste e a Serra Catarinense.

PRESSÃO POLÍTICA E ECONÔMICA

Se em âmbito de Lages não houve força ou esforço para que esse projeto se estendesse em direção ao litoral, a bancada federal do Oeste e as entidades empresariais de cidades como Chapecó, Xanxerê, Maravilha, entre outras se uniram e apresentaram o pleito. Se a duplicação vai sair mais adiante é outra história, mas o primeiro passo está sendo dado.

O projeto da duplicação Oeste da BR-282 inicia nesse ponto, no cruzamento da referida rodovia federal com a BR-116. No caso acima, o projeto é da duplicação do trecho urbano de Lages da BR-116 a ser, futuramente executado pela empresa que detém a concessão da referida rodovia.

OUTRA LICITAÇÃO A CAMINHO

Também está publicado o edital para a construção de vias marginais – com duplicação em alguns trechos – da BR-282 na saída de Florianópolis em direção a Lages. Trata-se do chamado contorno interligando os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. Esse projeto, salvo fato novo, será custeado por empresários dos dois municípios que se uniram para ajudar na mobilidade e acesso a seus empreendimentos.

TERCEIRAS FAIXAS NA BR-282

Ainda está em estudo, para sair mais adiante, a licitação para a elaboração dos projetos de terceiras faixas da BR-282 que é aquela providência para dar segurança e mobilidade no trecho entre Lages e a BR-101. Essas intervenções (de terceiras faixas) focam especialmente o trecho de Alfredo Wagner, passando por Rancho Queimado e Águas Mornas até Palhoça, devido ao tráfego pesado e intenso nos dias atuais.

As terceiras faixas se constituem sequência de melhorias no trecho entre Lages e Florianópolis da BR-282 que já recebeu investimentos para contenções (como essa acima), em locais afetados por chuvas intensas no final do ano passado

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *