Geral

BR-282: Quinta passarela em obras

EQUIPE DA EMPRESA ZANCO TRABALHA NA ETAPA FINAL DE PERFURAÇÃO DO SOLO PARA FIXAÇÃO DA ESTRUTURA QUE DARÁ SUSTENTAÇÃO À PASSARELA

A quinta e última passarela de pedestres para travessia da BR-282 está com obras em andamento nesta última semana de dezembro. A equipe da empresa Zanco (a mesma que constrói a ponte das Goiabeiras) trabalha na etapa final de perfuração do solo onde são fixadas as estruturas para suportar o peso da referida passarela que dará segurança a pedestres na travessia entre os bairros Frei Rogério e Passo Fundo.

A base para os pilares de suporte no lado do bairro Passo Fundo já está pronta e concretada…

O trabalho se concentra agora nos pilares a serem construídos nos dois lados do asfalto (perto das faixas de rolamento). No terreno situado no bairro Frei Rogério também já estão prontas as estruturas para a montagem sequencial da passarela.

Para direcionar o pedestre para a passarela a ser erguida nas próximas semanas, serão fixadas cercas ao longo das margens da rodovia, inclusive com colocação de estrutura nesse acesso à Avenida Duque de Caxias, impedindo que veículos continuem usando o ‘atalho’ como ponto de fuga e saindo direto na rodovia.

SOBRE AS PASSARELAS

Das quatro passarelas já implantadas (bairros São Paulo, Bates, Santa Maria e distrito de Índios), a menos utilizada pelos pedestres é da ligação entre os bairros São Paulo e São Francisco. Tecnicamente não teria como puxar a estrutura para perto do trevo. E os pedestres preferem utilizar o trevo, passando no asfalto, que utilizar a passarela. Naturalmente que, se houver algum acidente, a responsabilidade do motorista é relativamente menor considerando que o lugar do pedestre é na passarela e não sobre o asfalto.

E essa passarela construída entre o Gethal e Santa Maria é a estrutura mais utilizada entre aqueles construídas, pelos pedestres, na interligação entre os dois bairros.

‘OBRA DE CARMEN ZANOTTO’

As passarelas de pedestres na BR-282 se tornaram possíveis a partir de uma intervenção da deputada Carmen Zanotto, viabilizando recursos, através de emenda e ainda articulando direto com o DNIT (em Florianópolis), a execução das obras. Também é da iniciativa da parlamentar as terceiras faixas na BR-282 entre os km 211 e 207 (Índios) e ainda as vias marginais desde o cemitério Parque da Saudade até o trevo da empresa Distribuidora Havita. Para o ano que vem mais um trecho urbano da BR-282 poderá ser contemplado com via marginal, a partir da articulação de Carmen Zanotto.

Registro da deputada Carmen Zanotto na metade do ano dialogando com o Superintendente do DNIT, engenheiro Alisson de Andrade. Na pauta, melhorias para a BR-282, inclusive no trecho urbano de Lages

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *