Geral

Bugios aparecem mortos em São Joaquim

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ALERTA PARA POSSIBILIDADE DE FEBRE AMARELA NO MUNICÍPIO

Três macaquinhos (tipo bugio) foram encontrados mortos nas localidades de São Sebastião do Arvoredo, São João e Chapada Bonita. Os animais quando estão doentes apresentam comportamento lento, costumam descer das árvores, ficam perambulando pelo chão, têm dificuldades para se alimentar e morrem em poucos dias.

ALERTA

“Pedimos à população que caso vejam esses animais com um comportamento estranho ou o animal morto, dentro do seu terreno  que comuniquem Vigilância Epidemiológica”, destaca a Coordenadora da área, Fernanda Copelli. “Não toquem no animal, nem enterre-o. Acionem a vigilância epidemiológica que coletará material para análises e descobrir a causa da morte dos macacos”, relata a Coordenadora de Zoonoses em São Joaquim, Graziéla Costa.

Bugios encontrados mortos na Chapada Bonita, distante 15 km da área urbana de São Joaquim

IMPORTANTE DESTACAR QUE…

Os bugios (macaquinhos) não transmitem febre amarela. A morte deles é um indicativo de que a doença pode estar na região (onde o animal é encontrado sem vida), servindo de alerta para que se tome providências em relação ao ser humano, como a vacinação.

REGISTROS EM VÁRIOS MUNICÍPIOS

Esses animais encontrados mortos não se constituem registro apenas em São Joaquim. O primeiro município que registrou a morte de bugios foi Palmeira. Depois Campo Belo do Sul. E há registro ainda em Anita Garibaldi e Cerro Negro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *