Geral

Câmeras: Quantas multas em 6 meses?

O VIDEOMONITORAMENTO GEROU AQUELA IMENSIDÃO DE MULTAS NO TRÂNSITO? TEMOS OS DADOS DESDE 13 DE MARÇO

Se você integrou aquela legião de lageanos que foi para as redes sociais nos primeiros dias de março deste ano dar uma de especialista em trânsito e Mãe Diná em previsão, de que o sistema de videomonitoramento resultaria numa avalanche de notificações, temos má notícia: você errou. Errou e pecou porque o sistema tem funcionado (e bem) para coibir abusos e desatenção. Mas muito longe de responder àquele prognóstico de indústria da multa, como alguns propagam sem conhecimento de causa.

OS NÚMEROS DOS SEIS MESES

Pedimos ao Executivo Municipal de Trânsito, Newton Silveira Júnior, os dados sobre as notificações emitidas especificamente do sistema de videomonitoramento. Acredite. Não fosse a insistência do lageano em estacionar onde não deve ou sem atender a regra, a quantia de notificações se limitariam a exatas 532 em seis meses. Isso mesmo. Foram 1.774 notificações (multas) no intervalo de seis meses (13.03 a 13.09). Dessa quantia, a maioria absoluta, somando 1.242 notificações foram para motoristas que deixaram o veículo estacionado especialmente em vaga de carga e descarga.

‘SÓ UM MINUTINHO, JÁ VOLTO’

Não existe mais a desculpa do ‘só um minutinho, já volto’. Se o carro ficar um segundinho e o sistema registrar o estacionamento em local de carga e descarga já gera a multa. Os locais campeões no ‘só um minutinho’ são os espaços de carga e descarga perto do Serra Shopping e nas imediações da Praça da Catedral.

E AS DEMAIS MULTAS?

As outras 532 multas geradas em 6 meses decorrem de não uso de cinto de segurança, utilização (ou manuseio) do celular ao volante e pecadinhos gerados pela desatenção ou indiferença às normas do CTB.

Além das placas identificando e monitorando cruzamentos de vias, há um veículo em movimento com câmeras acopladas que flagram as irregularidades nas ruas de Lages

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *