Geral

Cantilenas: Uma obra para as crianças

TEMAS REGIONAIS INÉDITOS PARA AS CRIANÇAS NUM PROJETO CONSTRUÍDO PELO CANTOR ÉDER GOULART

A pandemia atrapalhou a rotina e a atuação dos artistas, mas não limitou a criatividade e a produção fora dos palcos. Prova disso é o projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões. A partir de interações sociais em eventos e escolas públicas de cidades como Concórdia e Lages, Éder Goulart observou o interesse das crianças pelas histórias, contos e causos que retratam o folclore e a cultura regionalizada.

DIZ ÉDER GOULART O SEGUINTE…

“Notei a carência de conteúdo sobre a cultura regional catarinense voltado as crianças. A partir disso, resolvi pesquisar e compor obras que trouxessem alguns pontos lúdicos para despertar o interesse para nossos temas catarinenses”.

No projeto constam oito obras musicais que já estão disponíveis nas principais plataformas digitais e também em CD. Dentro da devolutiva pública do projeto, 500 unidades chegarão gratuitamente à comunidade, através de escolas municipais de Lages e da Fundação Catarinense de Cultura.

PARCERIAS E PROPÓSITO

Porque nenhum projeto se torna realidade sem bons parceiros, o próprio Éder Goulart observa a importância da atuação na iniciativa do produtor musical Daniel Dante Finardi, o acordeonista Douglas Moraes e o violonista Leandro Pereira. A ilustração de capa (ali abaixo no post) é do artista Marcelo Palimok.

Éder Goulart cita que a preservação da memória musical, falada e visual é importantíssima para as novas gerações, e objetivo desse projeto é multiplicar essas histórias através do tempo.

AINDA SOBRE O PROJETO

Para Éder Goulart, futuramente experiências artísticas e culturais voltadas ao regional, local e rústico, serão o diferencial nesse universo cada vez mais tecnológico. “O bombardeio, principalmente da tecnologia, tem afastado muitas crianças desse contato com suas raízes”. Este é o lançamento da primeira parte deste projeto que ainda contará com mais manifestações integradas com teatro, poesia, artes plásticas e artesanato.

Porque todo apoio é fundamental para tornar possível projetos como esse, destaque-se que o Cantilenas com o álbum Mais Pinhões foi realizado com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019.

Se você tem acesso à plataforma Spotify basta acessar aqui para conhecer o projeto voltado ao público infantil!

AINDA SOBRE O ARTISTA – Éder Goulart está prestes a se formar em jornalismo pela Uniplac. É também locutor da Rádio clube de Lages 98,3 onde resgatou e apresenta o histórico programa Roda de Chimarrão (sábados às 14h). Ainda é apresentador do programa A Hora da Corneta, diariamente, às 18h15min que mescla conteúdo informativo com a informalidade dos assuntos do cotidiano de Lages e da Serra Catarinense. Integra a rotina de Éder Goulart a agenda de shows que faz principalmente nos finais de semana, onde interpreta a mescla de milonguismo, nativismo e o regionalismo típico do Sul do Brasil.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *