Geral

Cardio: Procedimento inédito em Lages

TRATA-SE DO TAVI, PROCEDIMENTO MENOS INVASIVO, REALIZADO PELA CARDIOLAGES E HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Quando a gente argumenta que Lages está muito bem servida em termos de profissionais, tecnologias e estruturas de saúde, exemplos confirmam isso. De excelentes clínicas, laboratórios e consultórios, a profissionais sempre se atualizando, essa soma confere a Lages uma referência importante. Aquela história de ir para grandes centros em busca de tratamento é coisa do passado. Lages é um grande centro em se tratando de profissionais e estrutura de atendimento.

SOBRE O PROCEDIMENTO TAVi

No fechamento do noticiário da semana a gente se reporta ao dia histórico 17 de novembro, quando foi realizado o primeiro procedimento de TAVi em Lages. Traduzido do inglês, o TAVi é o implante valvular aórtico percutâneo que significa a substituição da válvula aórtica do coração através dos vasos sanguíneos. O não procedimento prévio resulta em morte súbita e o tratamento padrão é a correção por cirurgia aberta. Daí que a inovação do TAVi permite a intervenção sem abrir o peito do paciente, menos invasivo, com pós-operatório mais rápido e risco menor de óbito.

O INEDETISMO EM LAGES

Para se ter ideia da importância desse procedimento, o mesmo foi transmitido em tempo real para profissionais da área médica de Minas Gerais, ainda das cidades de Blumenau, Florianópolis e Porto Alegre. “Terapia considerada de impacto para correção do problema com mais conforto ao paciente”, observa o Hemodinamicista* Gilberto Éder de Oliveira, ao compartilhar a boa notícia, ele que integrou a equipe dos pioneiros no procedimento em âmbito de Serra Catarinense.

A EQUIPE QUE ATUOU NO PROCEDIMENTO

Por uma questão de respeito e reconhecimento ao trabalho inédito e importante realizado pela Cardiolages e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, a gente compartilha a relação daqueles que atuaram nessa intervenção cirúrgica histórica aqui em Lages:

PROCTOR – Dr. Jamil Abdala Saad

CARDIOLOGISTA – Dr. Alexandre Ribeiro

ANESTESIA – Dr. Ronny Albert Westphal

ECOCARDIOGRAFISTA – Dr. Roberto Waltrick

CIRURGIÕES DE BACKUP – Dr. Djalma Faraco e Dr. Murilo Bet

HEMODINAMICISTAS – Dr. Cláudio Vasquez de Moraes, Dr. Gilberto Eder de Oliveira, Dr. Osvaldo Fritzen e Dr. Gilberto Heinik

PÓS-PROCEDIMENTO – Dr. Samuel Freitas, Dra Edvane Scariot Sartori e Dr. Ricardo Gargioni

O procedimento contou ainda com a ajuda importante de uma equipe de cinco enfermeiras e a indispensável equipe de administração cuidando dos encaminhamentos pré e pós-procedimento.

Profissionais em ação num procedimento inédito realizado pela Cardiolages e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres neste 17 de novembro…

O procedimento foi acompanhado por profissionais da área médica de outras cidades brasileiros e consiste numa intervenção cirúrgica cardíaca com técnica menos invasiva (que o corte no peito do paciente) denominada TAVi

Aqui parte da equipe que realizou o procedimento, num dia considerado histórico para a Medicina em Lages

*O QUE É HEMODINAMICISTA?

Para você não precisar ir no Google, a gente traduz aqui a especialidade de alguns dos médicos partícipes do procedimento inédito referido em Lages: Hemodinamicista é a especialidade da cardiologia que por meio de técnicas minimamente invasivas, se dedica à realização de diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo e angioplastia.

EM TEMPO E NÃO MENOS IMPORTANTE

A família da paciente que foi alvo do procedimento faz uma referência toda especial ao esforço do médico cardiologista Alexandre Ribeiro, o qual foi muito importante para tornar possível aquilo aqui relatado. A própria Pladisa (Plano de Saúde), através de um de seus gestores, acompanhou o procedimento provavelmente para incluir tal encaminhamento às coberturas do referido Plano de Saúde.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *